dc.creator | Ribeiro, José Luiz Lourenço | |
dc.date.accessioned | 2020-05-25T03:01:42Z | |
dc.date.available | 2020-05-22 | |
dc.date.available | 2020-05-25T03:01:42Z | |
dc.date.issued | 2019-08-14 | |
dc.identifier.citation | RIBEIRO, José Luiz Lourenço. Agricultura urbana: o caso da Horta do Pestano - Pelotas / RS. 2019. 107 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Programa de Pós-Graduação em Geografia. Instituto de Ciências Humanas. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5542 | |
dc.description.abstract | The use of idle spaces in Brazilian urban areas by initiatives that seek to overcome and
overcome difficulties presented by their social realities is becoming increasingly evident,
it is important to understand these mechanisms. This writing seeks to analyze the
potential of the activities carried out in the “Urban Horta of Pestano, in the municipality
of Pelotas / RS”, as initiatives to resist and strengthen alternative practices of food
production and consumption, as well as to promote a debate of these practices in the
context of Geographical education. The research is based on oral history methodology,
where the oral histories of (eight) volunteer of the urban garden of Pestano, in the
neighborhood Três Vendas in the municipality of Pelotas, were analyzed.It was verified
that in the practices carried out daily by the volunteers there is an attachment to the
popular knowledge and to the affective ties built there with the volunteer work, besides
establishing connections with the geographic education, even if informal. Based on
these results, we can conclude that these initiatives, loaded with unique knowledge
linked to a geographical education of informal context, produce in these spaces another
conception of development and construction of affective bonds, characterizing with this
the construction of a mechanism of overcoming obstacles imposed by inequality, found
in their life contexts in the Três Vendas neighborhood. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Horta urbana | pt_BR |
dc.subject | Geografia | pt_BR |
dc.subject | Educação geográfica | pt_BR |
dc.subject | Saber popular | pt_BR |
dc.subject | Urban vegetation | pt_BR |
dc.subject | Geography | pt_BR |
dc.subject | Geographic education | pt_BR |
dc.subject | Popular knowledge | pt_BR |
dc.title | Agricultura urbana: o caso da Horta do Pestano - Pelotas / RS. | pt_BR |
dc.title.alternative | Urban agriculture: the case of Horta do Pestano - Pelotas / RS. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8756674651361216 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2974384756028670 | pt_BR |
dc.description.resumo | Está cada vez mais evidente a utilização de espaços ociosos nas áreas urbanas
brasileiras por iniciativas que buscam enfrentar e superar dificuldades expostas por
suas realidades sociais, torna-se importante compreender esses mecanismos. Esta
escrita busca analisar a potencialidade das atividades realizadas na “Horta do Pestano,
no município de Pelotas / RS”, como iniciativas de resistência e fortalecimento de
práticas alternativas de produção e consumo de alimentos, bem como promover um
debate dessas práticas no contexto da Educação Geográfica. A pesquisa é baseada
na metodologia história oral, onde foram analisados as histórias orais de (oito)
voluntário da horta urbana do Pestano, no bairro Três Vendas no município de Pelotas.
Verificou-se que nas práticas realizadas cotidianamente pelos voluntários há um
apego ao saber popular e aos laços afetivos ali construídos com o trabalho voluntário,
além de estabelecerem conexões com a educação geográfica mesmo que informal.
A partir desses resultados podemos concluir que, essas iniciativas carregadas de
saberes únicos atrelados a uma educação geográfica de contexto informal, produz
nestes espaços outra concepção de desenvolvimento e construção de laços afetivos,
caracterizando com isso a construção de um mecanismo de superação de obstáculos
impostos pela desigualdade social, encontrada em seus contextos de vida no bairro
Três Vendas. | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Humanas | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Geografia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Dias, Liz Cristiane | |