dc.creator | Moreira, Carlos André Gayer | |
dc.date.accessioned | 2020-05-27T22:44:25Z | |
dc.date.available | 2020-05-25 | |
dc.date.available | 2020-05-27T22:44:25Z | |
dc.date.issued | 2016-03-14 | |
dc.identifier.citation | MOREIRA, Carlos André Gayer. Espaço escolar, geografia e homofobia: um diálogo entre educação, gênero e diversidade sexual. 2016. 97 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Programa de Pós-graduação em Geografia, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5545 | |
dc.description.abstract | Aiming to "analyze, from the perspective of geography, the homophobia
phenomenon and possible entanglements with gender bias that are manifested
within the scholar space and university", this study raises the issue of
homophobia (and sexism) present in society and, above all, the institutional
spaces of education (school and university). Through a mixed method (both
qualitative and quantitative methods), inspired by some ethnographic and
feminist principles, the methodology of this research compiled various
procedures for data collection, with questionnaire for students, discursive
formularies for primary school teachers and Geography students, and also
recorded interviews with members of direction from four schools in the city of
Pelotas. With this, it became possible to investigate some factors that influence
the variability of homophobia and sexism phenomena, as is the family event
(through the "transfer" of traditional generational knowledge), the religion (and
the influence of theological knowledge) and as the not (re) scientific knowledge
regarding studies on Gender and Sexuality. Along with this, are add to other
factors observed in this study, such as: poor training / teaching practice, the
imagination of teachers (trained or in training), and the history of geographical
thought and its contribution on the researched subjects. This study, finally,
expects to serve as an instrument of reflection and enhancement of scientific
and social relevance of these issues in favor of a society and school / university
more just, egalitarian and prepared to education in diversity. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Geografia | pt_BR |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.subject | Sexualidade | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Geography | pt_BR |
dc.subject | Gender | pt_BR |
dc.subject | Sexuality | pt_BR |
dc.subject | School | pt_BR |
dc.subject | Teaching | pt_BR |
dc.title | Espaço escolar, geografia e homofobia: um diálogo entre educação, gênero e diversidade sexual. | pt_BR |
dc.title.alternative | School environment, geography and homophobia: a dialogue between education, gender and sexual diversity. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7601010000686397 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2974384756028670 | pt_BR |
dc.description.resumo | Com o objetivo de “analisar, sob a ótica da Geografia, o fenômeno da
homofobia e possíveis entrelaçamentos com preconceitos de gênero
manifestados dentro do espaço escolar e universitário”, este estudo traz à tona
a questão da homofobia (e do machismo) presente na sociedade e, sobretudo,
nos espaços institucionais de ensino (escola e universidade). Por meio de um
método misto (simultaneamente qualitativo e quantitativo), inspirado em alguns
preceitos etnográficos e feministas, a metodologia desta pesquisa compilou
diversos procedimentos para a coleta de dados, com questionário aplicado
para alunos, formulários discursivos para professores do ensino básico e para
universitários de Geografia, e ainda entrevistas gravadas com membros de
direção de quatro escolas da cidade de Pelotas. Com isto, se tornou possível
investigar alguns fatores que influenciam na variabilidade dos fenômenos de
homofobia e machismo, como é o caso da família (através da “transferência” de
saberes geracionais tradicionais), da religião (e a influência do conhecimento
teológico), bem como, o não (re) conhecimento científico em relação aos
estudos sobre Gênero e Sexualidade. Juntamente a isto, somam-se outros
fatores observados nesta pesquisa, como: a deficiente formação/atuação
docente, o imaginário dos professores (formados ou em formação), e a história
do pensamento geográfico e sua contribuição diante das temáticas
pesquisadas. Com este estudo, por fim, esta dissertação espera servir como
mais um instrumento de reflexão e enaltecimento da relevância científica e
social destas temáticas, em prol de uma sociedade e escola/universidade mais
justa, igualitária e preparada para um ensino na diversidade. | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Humanas | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Geografia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Dias, Liz Cristiane | |