Interações de professores com as tecnologias móveis e sem fio em contexto de formação continuada.

Visualizar/ Abrir
Data
2019-01-18Autor
Schmidt, Michele de Almeida
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O tema desta tese são os usos e as interações com as tecnologias móveis sem fio.
Tem como objetivo geral descrever e analisar as interações com essas tecnologias,
com os sujeitos participantes do curso de Mídias na Educação – edição 2017/1. O
estudo pretendeu analisar como ocorrem tais interações e se modificam a relação dos
sujeitos com as tecnologias, analisando se essas relações produzem contradições.
Para realizar a investigação, construí o processo com base nos princípios teóricometodológicos
da netnografia (KOZINETS, 2014) e do pensamento complexo
(MORIN, 2011a, 2012, 2015, 2016). A tese se caracteriza como descritivaexploratória,
pois a intenção foi a de descrever e analisar os acontecimentos com base
nas discussões e posicionamentos dos sujeitos participantes do curso de Mídias na
Educação. Para isso, fiz uso da observação de ambientes virtuais, da aplicação de
questionário e da entrevista semiestruturada. O resultado da análise dos dados foi
sistematizado em três eixos de investigação: a) os sujeitos participantes sofrem a
influência de uma sociedade que usa as Tecnologias Móveis e Sem Fio (TMSF), assim
como o curso de Mídias também sofre a influência destes sujeitos; b) a partir de
diferentes espaços, físicos e virtuais, os sujeitos participantes interagiram com as
TMSF, constituindo um todo identificado como lugar de formação; c) a escola
presencial, na qual os sujeitos participantes atuam como professsores, é um espaço
que oportuniza um lugar de formação, mas, nesse espaço, alguns sujeitos
participantes utilizam as TMSF, outros não. A tese sustenta que as interações dos
sujeitos com as TMSF no curso de Mídias na Educação provocaram a expansão dos
espaços ocupados, tornando-os um lugar de formação.
Collections
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: