Mostrar registro simples

dc.creatorFigueiredo, Tiago Dziekaniak
dc.date.accessioned2020-05-29T03:41:52Z
dc.date.available2020-05-28
dc.date.available2020-05-29T03:41:52Z
dc.date.issued2019-04-26
dc.identifier.citationFIGUEIREDO, Tiago Dziekaniak. Professores formadores e licenciandos em matemática: o Enatuar sobre o uso pedagógico das tecnologias digitais em uma rede fechada de conversações. 2019. 186 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5610
dc.description.abstractThinking about the use of digital technologies in educational spaces presupposes a theoretical-methodological foundation capable of contributing to the formation of subjects immersed in a digital culture. In this context, we propose this PhD study, which was developed in the Graduate Program in Education of UFPEL and in which we seek to understand which pedagogical conceptions "enact" in the observation of the collective discourses of the training teachers who work at Universidade Federal of Grande Dourados - UFGD and graduates in Mathematics that support the use of digital technologies. For the study, we sought the collaboration of four training of Mathematics in UFGD, acting in the area of Mathematics Education, and fourteen students of the same course. Choosing a qualitative study, we used composite questionnaires with open questions sent to training teachers via Google Drive and in physical format applied to students, finding in the Discourse of the Collective Subject - DSC - a proposal for analysis. With the answers of students and teachers, six collective discourses were constructed, three of each group of collaborators. As we looked at these discourses, it was possible to perceive the formative perspectives of students and teachers that make up this closed network of conversations. In the analysis, we find that in the network "enacts" the collective and singular “I teacher”, who seeks to configure his current and future pedagogical practices for the use of digital technologies through perception, understanding, denial and integration. In the study, it was possible to confirm that it is necessary to create a culture of teacher training aimed at the formation of subjects immersed in a digital context. A context that thinks and acts based on the demands of a society going through constant change and which benefits of the advances of the technologies. It is necessary to create a culture of teachers who are able to (re)signify the teaching act, a culture capable of perceiving the formative needs of its students. Collective discourses were able to express in a single voice the perspectives of this network about its pedagogical conceptions. Looking at these speeches, on the other hand, allows us to broaden the discussions and empower our speeches, highlighting the importance of being in this constant talk about teaching.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectFormação de professores de Matemáticapt_BR
dc.subjectTecnologias digitaispt_BR
dc.subjectDiscursos coletivospt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectTeacher training in Mathematicspt_BR
dc.subjectDigital technologiespt_BR
dc.subjectCollective discoursespt_BR
dc.titleProfessores formadores e licenciandos em matemática: o Enatuar sobre o uso pedagógico das tecnologias digitais em uma rede fechada de conversações.pt_BR
dc.title.alternativeTeachers and teachers in mathematics: o Enatuar about the pedagogical use of digital technologies in a closed network of conversations.pt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7770844451787872pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0157149133885713pt_BR
dc.description.resumoPensar sobre o uso das tecnologias digitais nos espaços educativos pressupõe uma fundamentação teórico-metodológica capaz de contribuir para a formação de sujeitos imersos em uma cultura digital. Neste contexto, propomos este estudo em nível de Doutorado, que foi desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPEL e no qual buscamos compreender quais as concepções pedagógicas “enatuam” no observar dos discursos coletivos dos professores formadores que atuam na Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD e dos licenciandos em matemática que sustentam o uso das tecnologias digitais. Para o estudo, foram colaboradores quatro professores formadores do Curso de Licenciatura em Matemática da UFGD, atuantes na área de Educação Matemática, e quatorze alunos do referido curso. Optando por um estudo de cunho qualitativo, fizemos o uso de questionários compostos com questões abertas enviados aos professores formadores via Google Drive e em formato físico aplicado aos alunos, encontrando no Discurso do Sujeito Coletivo – DSC - uma proposta de análise. Com as respostas de alunos e professores, foram construídos seis discursos coletivos, sendo três de cada grupo de colaboradores. Ao olharmos para estes discursos, foi possível perceber as perspectivas formativas de alunos e professores que compõem esta rede fechada de conversações. Na análise, constatamos que na rede “enage” o eu professor coletivo e singular que busca configurar suas atuais e futuras práticas pedagógicas para o uso das tecnologias digitais por meio da percepção, da compreensão, da negação e da integração. No estudo, foi possível constatar que é preciso criar uma cultura de formação de professores voltada a formação de sujeitos imersos em um contexto digital. Um contexto que pensa e age com base nas demandas de uma sociedade em constante movimento e que se beneficia dos avanços das tecnologias. É necessário criar uma cultura de professores que sejam capazes de (re)significar o ato docente, uma cultura capaz de perceber as necessidades formativas de seus alunos. Os discursos coletivos foram capazes de expressar em uma única só voz as perspectivas desta rede sobre suas concepções pedagógicas. Olhar para estes discursos, por sua vez, permite ampliar as discussões e empoderar nossas falas evidenciando a importância de estar nesse constante conversar sobre o fazer docente.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Cunha, Maria Isabel da


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples