Show simple item record

dc.creatorFonseca, André Eduardo Ribeiro da
dc.date.accessioned2020-06-01T21:44:28Z
dc.date.available2020-05-30
dc.date.available2020-06-01T21:44:28Z
dc.date.issued2019-09-30
dc.identifier.citationFONSECA, André Eduardo Ribeiro da. Pedagogia batuqueira: comida religião e educação. 2019. 87 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5625
dc.description.abstractThe dissertation “Batuqueira Pedagogy: food and education” considers that aphrodiasporic and postcolonial studies together with “knowledge that resist” through traditions are forms of an education of resistance. Aiming to seek the narrative paths that allow establishing the correspondent links between food, religion and education. To this end, the path of this research writing shows the reader through the proposal of surrealist ethnography. In this way, it is observed that through Batuque it is possible to highlight the possible flavors and relationships, whether or not possible, between culinary rituals and culinary professions as limited expressions of social and cultural resistance through cross experiences between a memory kitchen, a pedagogical kitchen and the batuque kitchen. What allows us to conclude through experiences, stories and memories is possible to follow a Crossroads Pedagogy and arrive at a Batuqueira Pedagogy.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPedagogia batuqueirapt_BR
dc.subjectComidapt_BR
dc.subjectBatuquept_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectBatuqueira pedagogypt_BR
dc.subjectFoodpt_BR
dc.subjectDrummingpt_BR
dc.subjectMemorypt_BR
dc.titlePedagogia batuqueira: comida, religião e educação.pt_BR
dc.title.alternativeBatuqueira pedagogy: food, religion and education.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8102210139693261pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3000225561008826pt_BR
dc.description.resumoA dissertação “Pedagogia batuqueira: comida religião e educação” considera que os estudos afrodiaspóricos e pós-coloniais junto dos “saberes que resistem” através das tradições são formas de uma educação de resistência. Tendo como objetivo buscar os caminhos narrativos que possibilitem estabelecer os elos de correspondência entre comida, religião e educação. Para tanto, o caminho desta escrita de pesquisa se mostrará ao leitor através da proposta da etnografia surrealista. Desse modo, observa-se que através do Batuque é possível evidenciar os saberes e as relações, possíveis ou não, entre a culinária ritual e a culinária profana como expressões limiares da resistência social e cultural através das experiências cruzadas entre a cozinha de memória, a cozinha pedagógica e a cozinha do batuque. O que nos permite concluir que através de vivências, histórias feitiços e memórias é possível seguindo por uma Pedagogia de Encruzilhadas se chegar a uma Pedagogia Batuqueira.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Bussoletti, Denise Marcos


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record