Mostrar el registro sencillo del ítem
Pedagogia batuqueira: comida, religião e educação.
dc.creator | Fonseca, André Eduardo Ribeiro da | |
dc.date.accessioned | 2020-06-01T21:44:28Z | |
dc.date.available | 2020-05-30 | |
dc.date.available | 2020-06-01T21:44:28Z | |
dc.date.issued | 2019-09-30 | |
dc.identifier.citation | FONSECA, André Eduardo Ribeiro da. Pedagogia batuqueira: comida religião e educação. 2019. 87 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5625 | |
dc.description.abstract | The dissertation “Batuqueira Pedagogy: food and education” considers that aphrodiasporic and postcolonial studies together with “knowledge that resist” through traditions are forms of an education of resistance. Aiming to seek the narrative paths that allow establishing the correspondent links between food, religion and education. To this end, the path of this research writing shows the reader through the proposal of surrealist ethnography. In this way, it is observed that through Batuque it is possible to highlight the possible flavors and relationships, whether or not possible, between culinary rituals and culinary professions as limited expressions of social and cultural resistance through cross experiences between a memory kitchen, a pedagogical kitchen and the batuque kitchen. What allows us to conclude through experiences, stories and memories is possible to follow a Crossroads Pedagogy and arrive at a Batuqueira Pedagogy. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia batuqueira | pt_BR |
dc.subject | Comida | pt_BR |
dc.subject | Batuque | pt_BR |
dc.subject | Memória | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.subject | Batuqueira pedagogy | pt_BR |
dc.subject | Food | pt_BR |
dc.subject | Drumming | pt_BR |
dc.subject | Memory | pt_BR |
dc.title | Pedagogia batuqueira: comida, religião e educação. | pt_BR |
dc.title.alternative | Batuqueira pedagogy: food, religion and education. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | pt_BR | |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8102210139693261 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | pt_BR | |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3000225561008826 | pt_BR |
dc.description.resumo | A dissertação “Pedagogia batuqueira: comida religião e educação” considera que os estudos afrodiaspóricos e pós-coloniais junto dos “saberes que resistem” através das tradições são formas de uma educação de resistência. Tendo como objetivo buscar os caminhos narrativos que possibilitem estabelecer os elos de correspondência entre comida, religião e educação. Para tanto, o caminho desta escrita de pesquisa se mostrará ao leitor através da proposta da etnografia surrealista. Desse modo, observa-se que através do Batuque é possível evidenciar os saberes e as relações, possíveis ou não, entre a culinária ritual e a culinária profana como expressões limiares da resistência social e cultural através das experiências cruzadas entre a cozinha de memória, a cozinha pedagógica e a cozinha do batuque. O que nos permite concluir que através de vivências, histórias feitiços e memórias é possível seguindo por uma Pedagogia de Encruzilhadas se chegar a uma Pedagogia Batuqueira. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Bussoletti, Denise Marcos |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
PPGE: Dissertações e Teses [792]
Abrange as Dissertações e Teses defendidas no PPGE.