Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorSilva, André Rodrigues da
dc.date.accessioned2020-06-01T21:44:58Z
dc.date.available2020-05-30
dc.date.available2020-06-01T21:44:58Z
dc.date.issued2019-03-29
dc.identifier.citationSILVA, André Rodrigues da. O Almanaque do Globo: o primeiro veículo de comunicação impressa da Livraria do Globo como processo de difusão da cultura de almanaque no Rio Grande do Sul (1917-1933). 2019. 126 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5626
dc.description.abstractThis dissertation is the result of an analysis made on the printing of the Almanaque do Globo, the first editorial project of Livraria do Globo, in Porto Alegre, seeking to show it as a diffuser of social and political culture through written and printed culture in the state of Rio Grande do Sul in the first half of the 20th century. Obtaining as an analysis this source object, the Almanaque do Globo was used to understand and detail, through its 17 editions produced from 1917 to 1933, its relevance on the space occupied by this form in society, establishing its insertion in the most diverse branches and classes of the Rio Grande society. Created in 1883 in the city of Porto Alegre, Livraria do Globo has always had as its purpose the diffusion of culture beyond its globe, from its local perspective and, in the face of this, promoted in 1917 the launching of its first and main editorial project, o Almanaque do Globo. The research is in the field of History of Education, however, a theoretical scope is sought in the perspective of other scientific subdivisions, such as Contemporary Philosophy, South-Rio Grande Literature and Cultural History. The theoretical-methodological framework of the present dissertation is then crossed by an interdisciplinary theme, seeking to study and understand the production of the main categories that compose the Almanaque do Globo, such as: Literature, Education for the field and editorial proposal. It was tried to detail its diverse forms of analysis, considering that the Almanaque do Globo is also characterized as an object of scientific analysis. With this, the almanac is here shown as a print that covers several segments that represent the present history of that moment, making this dissertation ample research material for future researchers.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectAlmanaque do Globopt_BR
dc.subjectLivraria do Globopt_BR
dc.subjectEstudo interdisciplinarpt_BR
dc.subjectCultura escritapt_BR
dc.subjectHistória da educaçãopt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectInterdisciplinary studypt_BR
dc.subjectWritten culturept_BR
dc.subjectHistory of educationpt_BR
dc.titleO Almanaque do Globo: o primeiro veículo de comunicação impressa da Livraria do Globo como processo de difusão da cultura de almanaque no Rio Grande do Sul (1917-1933).pt_BR
dc.title.alternativeThe Almanaque do Globo: the first printed communication vehicle of Livraria do Globo as a process of diffusion of almanac culture in Rio Grande do Sul (1917-1933).pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5929617266827046pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6119476063670594pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação é o resultado de uma análise feita sobre o impresso do Almanaque do Globo, primeiro projeto editorial da Livraria do Globo, de Porto Alegre, buscando mostra-lo como um impresso difusor de cultura social e política através da cultura escrita e impressa no estado do Rio Grande do Sul na primeira metade do século XX. Obtendo como análise este objeto-fonte, utilizou-se o Almanaque do Globo para compreender e detalhar, através de suas 17 edições produzidas de 1917 até 1933, sua relevância sobre o espaço ocupado por este impresso na sociedade, estabelecendo a sua inserção nos mais diversos ramos e classes da sociedade riograndense. Criada em 1883 na cidade de Porto Alegre, a Livraria do Globo sempre obteve como propósito a difusão de cultura para além do seu globo, da sua perspectiva local e, diante disso, promoveu em 1917 o lançamento do seu primeiro e principal projeto editorial, o Almanaque do Globo. A pesquisa encontra-se no campo da História da Educação, porém, procura-se uma abrangência teórica frente a perspectivas de outras subdivisões científicas, como a Filosofia contemporânea, a Literatura sul-rio-grandense e a História Cultural. Faz-se, logo, com que o referencial teórico-metodológico da presente dissertação transcorra por uma temática interdisciplinar, buscando estudar e compreender a produção das principais categorias que compõem o Almanaque do Globo, como: Literatura, Educação para o campo e proposta editorial. Procurou-se detalhar suas diversas formas de análise, tendo em vista que o Almanaque do Globo também se caracteriza como um objeto de análise científico. Com isso, o Almanaque é aqui mostrado como um impresso que abrange diversos segmentos que representam a história presente daquele momento, tornando esta dissertação um material de pesquisa amplo para futuros pesquisadores.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Arriada, Eduardo


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem