dc.creator | Silva, Carlos Alberto Oliveira da | |
dc.date.accessioned | 2020-06-03T23:49:21Z | |
dc.date.available | 2020-06-01 | |
dc.date.available | 2020-06-03T23:49:21Z | |
dc.date.issued | 2019-09-28 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Carlos Alberto Oliveira da. Donde musica hubiere, cosa mala no existiere: uma collage do Concerto Vox Chorum do Coral UFPel. 2019. 138 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5644 | |
dc.description.abstract | This work aims to contribute to the understanding of the choral experience for
the process of formation of this artist-educator-researcher. To this end, it aims to
analyze the conception process of the VOX CHORUM Concert, performed by the
UFPel Choir in 2018, as a reflection medium to the .contemporary cultural critic (state
of new barbarism). The research methodology has a central contribution in Walter
Benjamin's contributions, using surrealist collage as the main technical procedure.
The philosophy of writing is therefore based on the overlapping of fragments, the
constellation of historical images, and allegorical and imagetical writing. The
theoretical and methodological effort is made by the search for recovery of the
narrative experience and the reenchantment of the word through the poetics and the
rescue of the unprecedented dimension and the meanings lost by the
communicational and utilitarian use of language. All this driven by the hypothesis that
it is necessary to create a "shock" strong enough to produce the awakening of the
dream state in which we are immersed. A state of feeling of permanence of the
catastrophe, or of a new or renewed barbarism.The product of the work will be shown
through two movements: a first one is the written text, where the narrative takes
place in experience and, in a second movement where, through music, another
narrative enchantment takes place. Between the two movements, the proposal is to
establish a narrative correspondence. Therefore, it is not about illustration, but about
enabling the narrative experience through writing and music. The end result of the
process as a "concert" is shown through a musical triptych, DREAMREMEMORATION-
AWAKENING, the Vox Chorum Concert, which has a program
structured by the constellations of dream and awakening, connected by the process
of rememoration. The songs, by the concert, are like quotes or pearls collected from
the deepest ocean of music. A treasure collected and presented to the public as a
precious sound mosaic, devoid of market value, freed from a use value and based
only on the emotional value of the music, the song that persists, insists and resists. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Canto coral | pt_BR |
dc.subject | Educação musical | pt_BR |
dc.subject | Memória | pt_BR |
dc.subject | Experiência narrativa | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.subject | Choral singing | pt_BR |
dc.subject | Musical education | pt_BR |
dc.subject | Memory | pt_BR |
dc.subject | Narrative experience | pt_BR |
dc.title | Donde musica hubiere, cosa mala no existiere: uma collage do Concerto Vox Chorum do Coral UFPel. | pt_BR |
dc.title.alternative | Onde há música, não há coisa ruim: uma colagem do Concerto Vox Chorum do Coral UFPel. | pt_BR |
dc.title.alternative | Where there is music, there is no bad thing: uma collage do Concerto Vox Chorum do Coral UFPel. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4443219995219208 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3000225561008826 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho busca contribuir para a compreensão da experiência coral para
o processo de formação deste artista-educador-pesquisador, para tanto, objetiva
analisar o processo de concepção do Concerto VOX CHORUM, realizado pelo Coral
UFPel em 2018, como médium de reflexão à crítica cultural contemporânea (estado
de nova barbárie). A metodologia da pesquisa possui aporte central nas
contribuições de Walter Benjamin, utilizando a collage surrealista como principal
procedimento técnico. A filosofia de escritura é, portanto, baseada na superposição
de fragmentos, na constelação de imagens históricas e na escrita alegórica e
imagética. O esforço teórico e metodológico se dá pela busca de recuperação da
experiência narrativa e do reencantamento da palavra através da poética e do
resgate da dimensão inaudita e dos significados perdidos pelo uso comunicacional e
utilitário da linguagem. Tudo isso movido pela hipótese de que é necessário criar um
“choque” suficientemente forte para produzir o despertar do estado onírico em que
estamos imersos. Um estado de sensação de permanência da catástrofe, ou de uma
nova ou renovada barbárie. O produto do trabalho será mostrado através de dois
movimentos: um primeiro que é o texto escrito, onde a narrativa se verifica em
experiência e, num segundo movimento onde, através da música, outro
encantamento narrativo se produz. Entre os dois movimentos, a proposta é que se
estabeleça uma correspondência narrativa. Não se trata, pois de ilustração, mas, de
possibilitar a experiência narrativa através da escrita e da música. O resultado final
do processo como “concerto” é mostrado através de um tríptico musical, SONHOREMEMORAÇÃO-
DESPERTAR, ou seja, o Concerto Vox Chorum, o qual possui um
programa estruturado pelas constelações do sonho e do despertar, conectadas pelo
processo da rememoração. As músicas, pelo concerto, são como citações ou
pérolas coletadas do mais profundo oceano musical. Um tesouro coletado e
apresentado ao público como um mosaico sonoro precioso, destituído de valor
mercantil, liberto de um valor de uso e pautado, apenas, pelo valor emocional da
música, pelo canto que persiste, insiste e resiste. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Bussoletti, Denise Marcos | |