| dc.creator | Borges, Diego Viana | |
| dc.date.accessioned | 2020-06-03T23:50:26Z | |
| dc.date.available | 2020-06-01 | |
| dc.date.available | 2020-06-03T23:50:26Z | |
| dc.date.issued | 2019-09-13 | |
| dc.identifier.citation | BORGES, Diego Viana. A arte de fazer-se gay: movimentos curriculares e interações escolares. 2019. 66 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, 2019. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5646 | |
| dc.description.abstract | This dissertation has as its object of study the formation of the sexual and gender identities and the experiences of gay students in the school space in relation to the teaching discourse. Through the construction of dialogues with students, I analyzed their experience reports, highlighting their identity construction and the importance of the teacher and his/her discourses along this process. I have used a methodological procedure called snowball, which consists of a web, since the first gay student, when sought by me, from his own personal network, indicated another student to contribute to this research. I have chosen as theoretical reference authors such as Guacira Louro, Deborah Britzman, Márcio Caetano, among others. For data analysis, I highlight the ways in which the discourses operated producing subjectivities, articulating knowledge, positioning things, regulating ways of speaking, defining what can be said, lived and experienced regarding the sexuality of gay students. I conclude this dissertation by stating that teachers contribute to the construction and / or reconstruction of gender identities and sexualities and stablish parameters to define what is male and female in school. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
| dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
| dc.subject | Educação | pt_BR |
| dc.subject | Identidade | pt_BR |
| dc.subject | Gênero | pt_BR |
| dc.subject | Sexualidade | pt_BR |
| dc.subject | Estudantes gays | pt_BR |
| dc.subject | Currículo | pt_BR |
| dc.subject | Education | pt_BR |
| dc.subject | Identitie | pt_BR |
| dc.subject | Genre | pt_BR |
| dc.subject | Sexuality | pt_BR |
| dc.title | A formação das identidades sexuais e de gênero: experiências de estudantes gays no espaço escolar. | pt_BR |
| dc.title.alternative | The art of making yourself gay: curricular movements and school interactions. | pt_BR |
| dc.type | masterThesis | pt_BR |
| dc.contributor.authorID | | pt_BR |
| dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7777621983303816 | pt_BR |
| dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
| dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7490451482911533 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor-co1 | Caetano, Márcio Rodrigo Vale | |
| dc.description.resumo | Esta dissertação tem como objeto de estudo a formação das identidades sexuais e de gênero e as experiências de estudantes gays no espaço escolar em relação ao discurso docente. Por meio da construção de diálogos com estudantes, analisei seus relatos de experiências, evidenciando sua construção identitária e a importância do docente e de seus discursos neste processo. Utilizo o procedimento metodológico denominado bola de neve, que consiste em uma teia, já que o primeiro estudante gay, quando por mim procurado, a partir de sua própria rede pessoal, indicou outro estudante para contribuir com esta pesquisa. Utilizo como referencial teórico autores/as como Guacira Louro, Deborah Britzman, Márcio Caetano, dentre outros. Para análise dos dados, evidencio os modos como os discursos operaram produzindo subjetividades, articulando saberes, posicionando as coisas, regulando maneiras de falar, definindo o que pode ser dito, vivido e experimentado no que tange à sexualidade dos estudantes gays. Concluo esta dissertação afirmando que os/as professores/as contribuem na construção e/ou reconstrução de identidades de gêneros e sexualidade e postam marcas para definir o que é do gênero masculino e do feminino na escola. | pt_BR |
| dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Vieira, Jarbas Santos | |