Construções de identidades de gênero, raça e classe em livros didáticos de História do Ensino Médio.
Resumo
Nesta pesquisa foi realizada uma investigação em uma coleção de livros
didáticos da disciplina de História de Ensino Médio, com o propósito de analisar
de que formas gênero, raça e classe são representadas nos textos, nas figuras,
através dos conteúdos apresentados. Para realizar esta análise, foi utilizada uma
construção teórica que abarca aspectos de teorias diferentes que se
complementam, de maneira que as análises fossem realizadas da melhor forma
possível. Foi utilizado o conceito de interseccionalidade, como ferramenta de
compreensão e análise entre as teorias de gênero, raça e classe. Às análises
também foram incorporados elementos das teorias descoloniais, por se
integrarem e proporcionarem uma visão mais completa dos temas. Nas análises
buscou-se compreender de que forma estas três categorias são construídas e
como aparecem nos livros didáticos citados. Foi constatado que, apesar de os
autores dos livros didáticos pretenderem ser mais inclusivos em relação a
gênero, raça e classe, acabam em muitas situações colocando estes aspectos
em segundo plano em textos auxiliares, o que serve para dar uma impressão de
que tais temáticas são assuntos menos importantes dentro dos processos
históricos maiores. Foi concluído que ainda serão necessárias grandes reflexões
sobre a produção de materiais didáticos, para que se possam produzir materiais
mais inclusivos e que combatam a reprodução de estereótipos.
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