Mostrar registro simples

dc.creatorMonks, Joseane Cruz
dc.date.accessioned2020-06-04T00:09:12Z
dc.date.available2020-06-01
dc.date.available2020-06-04T00:09:12Z
dc.date.issued2019-03-28
dc.identifier.citationMONKS, Joseane Cruz. Do artesanal ao digital : uma genealogia dos meios de produção e reprodução de folhinhas de atividades em cadernos de alunos. 2019. 152 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5653
dc.description.abstractThis research is found in the field of school material culture and investigates the worksheets produced by teachers, handed out to students and fixed in their school exercices books. Analyzing the material characteristics of these sheets identifies the tools, equipment and empirical strategies used by teachers in the production and reproduction of such didactic material that also is configured as a scriptural device. A total of 14,383 worksheets were identified in 419 school exercices books, from the collection of the research group “History of Literacy, Reading, Writing and Textbooks” (Hisales/FaE/UFPel), corresponding from the 1960s to 2000s. These students’ worksheets and school exercices books are set both as source and object, since they are interwoven with one another. This overlap condition, of the worksheets within the school exercices books, leads in this case to the apprehension of an inseparable relation between them, and this status modifies the materiality of the two materials. Thus, aspects related to the fixation and folding ways are also addressed. Complementary sources also selected for the analysis include the pedagogical manuals, the magazines of the education, and the magazines of the globe. The worksheets were categorized according to the means of production and the means of reproduction, such as: the worksheets produced by the pen and/or pencil, mimeographed worksheets, carbon-folded worksheets, typed worksheets, photocopied worksheets, and printed worksheets. A relationship with the school material culture was established taking into account the materiality of the worksheets, which also allowed understanding the school empirical culture expressed by the activities and strategies developed by teachers in the production and reproduction of such materials.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectFolhinhaspt_BR
dc.subjectHisalespt_BR
dc.subjectCadernos escolarespt_BR
dc.subjectCultura material escolarpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectWorksheetspt_BR
dc.subjectSchool exercices bookspt_BR
dc.subjectSchool material culturept_BR
dc.titleDo artesanal ao digital : uma genealogia dos meios de produção e reprodução de folhinhas de atividades em cadernos de alunos.pt_BR
dc.title.alternativeFrom artisanal to digital: a genealogy of the means of production and reproduction of activity leaflets in student notebooks.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1590251507955019pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2559006899606199pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa está situada no campo da cultura material escolar e investiga as folhinhas de atividades produzidas pelas professoras, realizadas pelos alunos e fixadas em seus cadernos. Analisando as características materiais destas folhinhas identifica-se os utensílios, os equipamentos e as estratégias empíricas utilizadas pelas professoras na produção e reprodução deste material didático que também se configura como dispositivo escritural. Foram identificadas 14.383 folhinhas em 419 cadernos de alunos do acervo do grupo de pesquisa História da Alfabetização, Leitura, Escrita e dos Livros Escolares (Hisales/FaE/UFPel), correspondentes entre as décadas de 1960 e 2000. As folhinhas e os cadernos de alunos configuram-se como fonte e objeto, devido a forma pela qual são imbricados um ao outro. Esta condição de superposição, das folhinhas nos cadernos encaminha, neste caso, para a apreensão de uma relação indissociável entre ambos, visto que esta ação modifica a materialidade dos dois materiais. Assim aspectos relacionados a forma de fixação, ao número de dobras também são abordados. Fontes complementares foram selecionadas para auxiliar na análise, são elas: os manuais pedagógicos, as Revistas do Ensino e as Revistas do Globo. As folhinhas de atividades foram categorizadas segundo os meios de produção e os meios de reprodução, quais sejam: as folhinhas produzidas à caneta e/ou lápis, as folhinhas mimeografadas, as folhinhas reproduzidas com carbono, as folhinhas datilografadas, as folhinhas fotocopiadas e as folhinhas impressas. Por meio das materialidades das folhinhas se estabeleceu a relação com a cultura material escolar, o que também permitiu compreender a cultura empírica escolar expressa pelas ações e estratégias desenvolvidas pelas professoras na produção e reprodução destes materiais.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Thies, Vania Grim


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples