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dc.creatorJäger, Josiane Jarline
dc.date.accessioned2020-06-04T00:09:41Z
dc.date.available2020-06-02
dc.date.available2020-06-04T00:09:41Z
dc.date.issued2019-01-31
dc.identifier.citationJÄGER, Josiane Jarline. Formação entre pares: processos e práticas no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa na Universidade Federal de Pelotas. 2019. 145 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5654
dc.description.abstractThis dissertation describes and analyzes the training processes and practices within the National Pact for Literacy at the Right Age at the Federal University of Pelotas, as a policy and ongoing training program for peers, training of educators and study advisers. Methodology: it is a qualitative research. Documents were analyzed under interpretive analysis. It problematizes the dynamics related to the training program from the point of view of its principles, contents, strategies and political dimensions through an analytical description of the PNAIC, from the macro to the micro formative design. It presents contents and strategies, which were approached and used during the training. There were analyzed those that seem to have been more meaningful from the point of view of the educators. As an intellectual exchange, instituted by learning from others in an intersubjective and ethical space. As a disjunctive space, when the educators recreate the training strategies based on the needs of the study advisers, and based on the needs of the professional and ethical responsibility with the training. As a reinforcement of the personal and public presence of the educators. It was concluded there was built, in the training context of the PNAIC, transformative movements of pedagogical-educational thought and action.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectFormação entre parespt_BR
dc.subjectPacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certapt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectTraining of educatorspt_BR
dc.subjectPeer educationpt_BR
dc.subjectNational Pact for Literacy at the Right Agept_BR
dc.titleFormação entre pares: processos e práticas no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa na Universidade Federal de Pelotas.pt_BR
dc.title.alternativePeer education: processes and practices within the National Pact for Literacy at the Right Age at the Federal University of Pelotas.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0872088119151140pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLattesttp://lattes.cnpq.br/7467574585513397pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação descreve e analisa os processos e práticas formativas, no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa na Universidade Federal de Pelotas, enquanto política e programa de formação continuada entre pares, professoras formadoras e orientadoras de estudo. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa qualitativa. Para dar conta do objetivo de pesquisa, realizou-se a análise de documentos a partir do método de análise interpretativo. Por meio de uma descrição analítica do PNAIC, do macro ao micro desenho formativo, problematiza as dinâmicas relativas ao programa de formação do ponto de vista de seus princípios, conteúdos, estratégias e dimensões políticas. Apresenta conteúdos e estratégias formativas que foram abordados e utilizados na formação e analisa aqueles que parecem ter sido mais significativos a partir do ponto de vista das professoras. Discute a noção de formação entre pares como troca intelectual instituída pelo aprender com o outro em um espaço que é intersubjetivo e ético; como espaço disjuntivo quando as professoras recriam as estratégias formativas a partir de necessidades das orientadoras de estudo, pela responsabilidade profissional e ética com a formação; como reforço da presença pessoal e pública das professoras. A reflexão, por fim, indica que se construiu, no contexto formativo do PNAIC, movimentos transformadores da ação e do pensamento pedagógico-educativo.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Nörnberg, Marta


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