Encontro sobre o Poder Escolar como formação de professores: compreensões a partir de suas idealizadoras.

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Data
2019-08-23Autor
Silva, Nitiane Bitencourt da
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A presente pesquisa teve como objetivo central compreender as concepções das
idealizadoras do evento intitulado “Encontro sobre o Poder Escolar” em relação à
formação de professores. Outro objetivo foi perceber quais outras compreensões
acerca do tema tinham as criadoras do evento para pensar em um encontro que
reunisse professores das escolas de educação básica, a fim de discutir suas práticas
e aperfeiçoar os seus conhecimentos. Esse evento, acontece em Pelotas, na região
sul do Rio Grande do Sul, e é organizado através de mesas de discussão de
experiências, conferências e atividades culturais. O referencial teórico fundou-se nos
estudos de Nóvoa (1988, 1995, 1999, 2003 2009, 2011, 2013), García (1999),
Imbernón (2010), Freire (1980, 2014), dentre outros. As professoras entrevistadas
revelaram que sua compreensão de formação de professores baseia-se na
concepção de que a formação é um processo contínuo, é um conjunto de
movimentos e de momentos de reflexão sobre suas práticas, é a presença da escola
nas discussões das ações e da gestão. Percebemos a presença, nas falas das
professoras, da perspectiva de que o Encontro sobre o Poder Escolar fosse inovador
na região e, para que isso ocorresse, elas estavam motivadas a torná-lo uma forma
de empoderamento da escola e dos professores. É possível inferir que as
compreensões que sustentam a criação de eventos que agregam conhecimentos
aos professores da educação básica precisam criar ambientes formativos que
considerem os conhecimentos prévios dos professores acerca da sua profissão, e
que os inspirem a buscar sua autoformação a todo instante, priorizando uma gestão
democrática e a valorização dos profissionais da educação.
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