dc.creator | Martins, Juliana dos Santos | |
dc.date.accessioned | 2020-07-07T01:24:09Z | |
dc.date.available | 2020-07-03 | |
dc.date.available | 2020-07-07T01:24:09Z | |
dc.date.issued | 2020-02-19 | |
dc.identifier.citation | MARTINS, Juliana dos Santos. Contribuições da Análise do Comportamento Aplicada (ABA) para adaptação escolar de crianças pré-escolares com autismo. 2020. 140 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6173 | |
dc.description.abstract | The aim of this study is to analyze whether an intervention anchored in Applied Behavior Analysis (ABA) strategies can facilitate the school adaptation process in children with autism. The participants of the study were three children with autism, enrolled in classes of preschools in the city of Pelotas and their respective teachers. The methodology used in the study was a single case research, through a multiple-base delineation across participants, whose data collection occurred in two phases (A and B). An intervention based on ABA strategies was implemented, according to the characteristics of each student and the activities of each class. The data collected refer to three variables: participation time in activities, time out of activities in which students remained engaged in disruptive behaviors and frequency of interaction with peers and teachers. These variables are possible indicators that the child is or is not adapted to school. The results show a significant increase in participation and interaction for all participants, and a reduction in the emission of disruptive behaviors, which kept them out of activities. It is understood as necessary, future studies that address the issue of school adaptation and the use of behavioral strategies in order to facilitate this process with a larger number of participants and with more intensive monitoring. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Adaptação escolar | pt_BR |
dc.subject | Autismo | pt_BR |
dc.subject | Análise do Comportamento Aplicada | pt_BR |
dc.subject | School adaptation | pt_BR |
dc.subject | Autism | pt_BR |
dc.subject | Applied Behavior Analysis | pt_BR |
dc.subject | Transtorno do Espectro Autista (TEA) | |
dc.title | Contribuições da Análise do Comportamento Aplicada (ABA) para adaptação escolar de crianças pré-escolares com autismo. | pt_BR |
dc.title.alternative | Contributions of the Applied Behavior Analysis (ABA) to school adaptation of preschooler children with autism. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6191434216654314 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1925189093877793 | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo deste estudo foi de analisar se uma intervenção ancorada em estratégias da Análise do Comportamento Aplicada (ABA) pode facilitar o processo de adaptação escolar de crianças com autismo. Os participantes do estudo foram três crianças com autismo, matriculadas em turmas de pré-escolas do município de Pelotas e suas respectivas professoras. A metodologia empregada no estudo, foi uma pesquisa de caso único, através de um delineamento de bases múltiplas entre participantes, cuja coleta de dados ocorreu em duas fases (A e B). Implementou-se uma intervenção baseada em estratégias da ABA, de acordo com as características de cada aluno e com as atividades de cada turma. Os dados coletados referem-se a três variáveis: tempo de participação nas atividades, tempo fora das atividades em que os alunos permaneceram engajados em comportamentos disruptivos e frequência de interação com os pares e professores. Estas variáveis são possíveis indicativos de que a criança está ou não adaptada à escola. Os resultados apresentam um aumento significativo na participação e interação para todos os participantes, e uma redução na emissão de comportamentos disruptivos, que os mantinham fora das atividades. Entende-se como necessário, estudos futuros que abordem a temática da adaptação escolar e o uso de estratégias comportamentais para facilitar este processo com um número maior de participantes e com acompanhamento mais intensivo. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Camargo, Síglia Pimentel Höher | |