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dc.creatorCrespo, Renata Oliveira
dc.date.accessioned2020-07-07T01:24:47Z
dc.date.available2020-07-03
dc.date.available2020-07-07T01:24:47Z
dc.date.issued2020-02-20
dc.identifier.citationCRESPO, Renata Oliveira. Comunicação e interação social de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo: possíveis efeitos de uma intervenção mediada por pares. 2020. 93 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6174
dc.description.abstractAs Autism Spectrum Disorder is a disorder that can cause a deficit in the development of communication/social interaction skills, this study aimed to analyze the possible effects of a peer-mediated intervention with typical development on the number of communicative/interactive acts of children with Disorder of the Autism Spectrum who attend the municipal education system in Pelotas/RS. The study is characterized by a single case experimental research, through a multiple baseline design and was divided into three stages: baseline, intervention and generalization. All the steps took place in the classroom during activities proposed by the head teacher of the class. It was selected three students with Autism Spectrum Disorder, between four and five years old, who attended a pre-school class in the regular education system, in addition to peers with typical development who were colleagues of the target students of the research. The total number of communicative/interactive acts of the target child with peers were analyzed, divided into: verbal, non-verbal and out-of-context acts, both of initiative and responses. All of the participants registered an increase in all variables, except for acts out of context. The results are in line with the findings of international research, however, there is a need for more research in this area within the Brazilian context and with a larger sample.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectIntervenção mediada por parespt_BR
dc.subjectInteração socialpt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autista (TEA)pt_BR
dc.subjectPeer-mediated interventionpt_BR
dc.subjectSocial interactionpt_BR
dc.subjectAutism Spectrum Disorderpt_BR
dc.titleComunicação e interação social de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo: possíveis efeitos de uma intervenção mediada por pares.pt_BR
dc.title.alternativeCommunication and social interaction of children with Autism Spectrum Disorder: possible effects of a peer-mediated intervention.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1906863640725120pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1925189093877793pt_BR
dc.description.resumoSendo o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) um transtorno que pode causar déficit no desenvolvimento das habilidades de comunicação/interação social, este estudo teve por objetivo analisar os possíveis efeitos de uma intervenção mediada por pares com desenvolvimento típico no número de atos comunicativos/interativos de crianças com TEA que frequentam a rede municipal de ensino da cidade de Pelotas/RS. O estudo se caracteriza por uma pesquisa experimental de caso único, através de um delineamento de linha de bases múltiplas e foi dividido em três etapas: baseline, intervenção e generalização. Todas as etapas aconteceram na sala de aula durante atividades propostas pela professora titular da turma. Foram selecionados três alunos com TEA, entre quatro e cinco anos e que frequentavam uma turma de pré-escola do sistema regular de ensino, além de pares com desenvolvimento típico que eram colegas dos alunos-alvo da pesquisa. Foram analisados o total de atos comunicativos/interativos da criança-alvo com os pares, divididos em: atos verbais, não verbais e fora de contexto, tanto de iniciativa como respostas. Todos os participantes registraram aumento em todas as variáveis, com exceção dos atos fora de contexto. Os resultados corroboram com os achados de pesquisas internacionais, no entanto, há a necessidade de mais pesquisas similares no contexto brasileiro com amostra maior.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Camargo, Síglia Pimentel Höher


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