Mostrar registro simples

dc.creatorGehrke, Cristiano
dc.date.accessioned2020-07-07T01:32:14Z
dc.date.available2020-07-06
dc.date.available2020-07-07T01:32:14Z
dc.date.issued2018-12-10
dc.identifier.citationGEHRKE, Cristiano. Imagens e cotidiano de imigrantes alemães, franceses, italianos e seus descendentes na Serra dos Tapes/RS: descrição e interpretação dos acervos fotográficos do Museu da Imigração Pomerana, Museu da Colônia Maciel e Museu da Colônia Francesa. 2018. 666 f. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural. Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6181
dc.description.abstractEn la última década, en la región conocida como Sierra de los Tapes, ubicada en la provincia de Rio Grande do Sul/Brasil, se han creado, bajo la influencia de las políticas patrimoniales actuales, los siguientes museos: el Museo Etnográfico de la Colonia Maciel, el Museo de la Inmigración Pomerana y el Museo de la Colonia Francesa. Estos museos fueron creados con el fin de preservar parte del patrimonio cultural y poner en evidencia las particularidades de cada uno de los grupos étnicos responsables por la creación de estas instituciones: inmigrantes de origen italiano, francés y alemán/pomerano, respectivamente. Con base en esto, el objetivo de esta tesis es realizar un estudio analítico - comparativo de las colecciones fotográficas que se conservan en cada uno de estos museos, estableciendo un patrón recurrente del tema, además de hacer un paralelo entre los tres grupos con el fin de determinar las recurrencias y las disparidades en relación a la representación fotográfica de sus prácticas diarias. De esta forma, se busca señalar cuáles son los aspectos culturales más representativos de cada grupo, cuáles de estos aspectos están registrados en fotografía y cuáles no y cómo las cuestiones relacionadas con las identidades étnicas pueden haber influenciado o no en la producción de estos registros fotográficos.pt_BR
dc.description.abstractInfluenzati dalle politiche del patrimonio attualmente esistenti sono stati creati, negli ultimi dieci anni, nella regione noto come Serra dos Tapes, nella regione del Rio Grande do Sul, il Museo Etnografico della Colonia Maciel (Museu Entográfico da Colônia Maciel), il Museo della Immigrazione Pomerania (Museu da Imigração Pomerana) e il Museo della Colonia Francese (Museo da Colônia Francesa) al fine di preservare una parte del patrimonio culturale e evidenziare le particolarità di ogni gruppi etnici responsabile per la creazione di questi istituzioni: italiani, tedeschi/pomeraniani e francesi, rispettivamente. L'obiettivo di questa tesi è effettuare uno studio analitico e comparativo delle collezioni fotografiche que sono conservati in ogni di questi musei, stabilendo uno standard di tema ricorrente e fare un parallelo tra i tre gruppi, nel senso di determinare recidive e disparità in relazione alla rappresentazione fotografica delle loro pratiche quotidiane e indicare quali sono gli aspetti culturali più rappresentativi di ogni gruppo; quale di questi aspetti sono registrati fotograficamente e quello non sono e come le questioni relative alla identità etniche possono aver influenzato la produzione di questi documentazione fotografica.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectImigraçãopt_BR
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.subjectMuseupt_BR
dc.subjectInmigraciónpt_BR
dc.subjectFotografíapt_BR
dc.subjectMuseopt_BR
dc.subjectImmigrazionept_BR
dc.titleImagens e cotidiano de imigrantes alemães, franceses, italianos e seus descendentes na Serra dos Tapes/RS: descrição e interpretação dos acervos fotográficos do Museu da Imigração Pomerana, Museu da Colônia Maciel e Museu da Colônia Francesa.pt_BR
dc.title.alternativeImages and daily life of German, French, Italian immigrants and their descendants in Serra dos Tapes / RS: description and interpretation of the photographic collections of the Pomeranian Immigration Museum, Maciel Colony Museum and French Colony Museum.pt_BR
dc.title.alternativeImágenes y vida cotidiana de inmigrantes alemanes, franceses, italianos y sus descendientes en Serra dos Tapes / RS: descripción e interpretación de las colecciones fotográficas del Museo de Inmigración de Pomerania, el Museo de la Colonia Maciel y el Museo de la Colonia Francesa.pt_BR
dc.title.alternativeImmagini e vita quotidiana degli immigrati tedeschi, francesi, italiani e dei loro discendenti in Serra dos Tapes / RS: descrizione e interpretazione delle raccolte fotografiche deMuseo dell'immigrazione di Pomerania, del Museo delle colonie Maciel e del Museo delle colonie francesi.pt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2286496431507164pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5901727444406445pt_BR
dc.description.resumoInfluenciados por um fenômeno conhecido como mnemotropismo e pelas políticas patrimoniais vigentes foram criados, na última década, na região conhecida como Serra dos Tapes, no estado do Rio Grande do Sul, o Museu Etnográfico da Colônia Maciel, o Museu da Imigração Pomerana e o Museu da Colônia Francesa como forma de preservar parte do patrimônio cultural e destacar as particularidades de cada um dos grupos étnicos responsáveis pela articulação de criação destas instituições: italianos, alemães/pomeranos e franceses, respectivamente. Sendo assim, o objetivo desta tese é realizar um estudo analítico - comparativo dos acervos fotográficos que estão preservados em cada um destes museus, estabelecendo um padrão de recorrência temática e traçar um paralelo entre os três grupos estudados, no sentido de determinar recorrências e divergências em relação à representação fotográfica de suas práticas cotidianas e assim apontar quais os aspectos culturais mais representativos de cada grupo, quais destes aspectos estão registrados fotograficamente e quais não e como questões relacionadas às identidades étnicas e ruralidade podem ter vindo a influenciar ou não a produção destes registros imagéticos.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Culturalpt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FOTOGRAFIApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Cerqueira, Fábio Vergara


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples