Imagens e cotidiano de imigrantes alemães, franceses, italianos e seus descendentes na Serra dos Tapes/RS: descrição e interpretação dos acervos fotográficos do Museu da Imigração Pomerana, Museu da Colônia Maciel e Museu da Colônia Francesa.
Resumo
Influenciados por um fenômeno conhecido como mnemotropismo e pelas
políticas patrimoniais vigentes foram criados, na última década, na região
conhecida como Serra dos Tapes, no estado do Rio Grande do Sul, o Museu
Etnográfico da Colônia Maciel, o Museu da Imigração Pomerana e o Museu da
Colônia Francesa como forma de preservar parte do patrimônio cultural e
destacar as particularidades de cada um dos grupos étnicos responsáveis pela
articulação de criação destas instituições: italianos, alemães/pomeranos e
franceses, respectivamente. Sendo assim, o objetivo desta tese é realizar um
estudo analítico - comparativo dos acervos fotográficos que estão preservados
em cada um destes museus, estabelecendo um padrão de recorrência temática
e traçar um paralelo entre os três grupos estudados, no sentido de determinar
recorrências e divergências em relação à representação fotográfica de suas
práticas cotidianas e assim apontar quais os aspectos culturais mais
representativos de cada grupo, quais destes aspectos estão registrados
fotograficamente e quais não e como questões relacionadas às identidades
étnicas e ruralidade podem ter vindo a influenciar ou não a produção destes
registros imagéticos.
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