Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorRocha, Ana Paula Rego da
dc.date.accessioned2020-08-13T16:54:41Z
dc.date.available2020-08-13T16:54:41Z
dc.date.issued2019-12-16
dc.identifier.citationROCHA, Ana Paula Rego da. “Com que roupa eu vou?” A (re)construção de identidades docentes a partir de discursos referentes ao corpo e à vestimenta de docentes do gênero feminino. 2019. 135 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Pós Graduação em Letras da Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6409
dc.description.abstractThis master’s thesis has as main goal to analyze , by using the oral narratives of three teachers , the influence of discourse s regarding the bodies and the clothes of female teachers in the ir professional identities ( co nstruction In the analysis we so ught to map some (D)iscourses, that are many times considered nat ural, about how female educators should behave or dress during their teaching practices Furthermore it was investigated if in these (D)iscourses there were differences in the conduct to be adopted by teachers of different genders. This research is located in the field of Indisciplinary Applied Linguistics (MOITA LOPES, 2006) and it had as theoretical support, besides the studies deve loped by the field: Gee's (1990; 1999) theory of (D)iscourse and (d)iscourse, Kim’s (2016) and Bastos’ and Biar’s (2015) considerations on narratives, the five analytical tools proposed by Wortham (2001), among others. During my research it became evident that several (D)iscourses that circulate in society end up pointing to a so called “adequacy”, which should be followed by female teachers in their work environments. However, it was found that this adequacy process could happen differently among teachers of different genders. The results confirm that the discourses regarding the bodies and the clothes of the female educators end up influencing in their identity (re)constructions as teachers.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectLetraspt_BR
dc.subjectNarrativaspt_BR
dc.subjectDocentes do gênero femininopt_BR
dc.subjectVestimentaspt_BR
dc.subjectCorpopt_BR
dc.subject(Re)construção de identidadept_BR
dc.subjectNarrativept_BR
dc.subjectFemale teacherspt_BR
dc.subjectClothespt_BR
dc.subjectBodypt_BR
dc.subjectIdentity (re)constructionpt_BR
dc.title“Com que roupa eu vou?” A (re)construção de identidades docentes a partir de discursos referentes ao corpo e à vestimenta de docentes do gênero femininopt_BR
dc.title.alternativeWhat clothes should I wear? The (re) construction of teacher identities based on discourses regarding the body and the clothes of female teacherspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7918856736712613pt_BR
dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/9914415339003085pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação tem por objetivo principal analisar , por meio das narrativas orais de três professoras, a influência de discursos referentes aos corpos e às vestimentas de docentes do gênero feminino na (re)construção de suas identidades profissionais. Na análise buscou se mapear alguns (D)iscursos, muitas vezes naturalizados, sobre como as educadoras devem se comportar ou se vestir durante suas práticas docentes. Ademais, foi investigado se nesses existiam diferenças quanto à conduta a ser adotada por professores de gêneros diferentes. Esta pesquisa situa se no campo da Linguística Aplicada Indisciplinar (MOITA LOPES, 2006) e teve como aporte teórico, além dos estudos desenvolvidos pela área: a teoria de Gee (1990; 1999) sobre o (D)iscurso e o (d)iscurso as considerações de Kim (2016) e Bastos e Biar (2015) sobre narrativas as cinco ferramentas analíticas propostas por Wortham (2001) 2001), entre outros Durante a realização desse trabalho ficaram evidentes que vários (D)iscursos circulantes na sociedade acabam apontando para uma chamada adequação que deve ser seguida pelas docentes do gênero feminino em seus ambientes de trabalho . Porém, verificou se que este processo de adequação poderia acontecer de forma diferente entre docentes de gêneros distintos. Os resultados confirmam que os discursos referentes aos corpos e as vestimentas das educadoras acabam influenciando em suas (re)construções identitárias como docentes.pt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Letras e Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Freitas, Letícia Fonseca Richthofen de


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem