Mostrar el registro sencillo del ítem
“Com que roupa eu vou?” A (re)construção de identidades docentes a partir de discursos referentes ao corpo e à vestimenta de docentes do gênero feminino
dc.creator | Rocha, Ana Paula Rego da | |
dc.date.accessioned | 2020-08-13T16:54:41Z | |
dc.date.available | 2020-08-13T16:54:41Z | |
dc.date.issued | 2019-12-16 | |
dc.identifier.citation | ROCHA, Ana Paula Rego da. “Com que roupa eu vou?” A (re)construção de identidades docentes a partir de discursos referentes ao corpo e à vestimenta de docentes do gênero feminino. 2019. 135 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Pós Graduação em Letras da Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6409 | |
dc.description.abstract | This master’s thesis has as main goal to analyze , by using the oral narratives of three teachers , the influence of discourse s regarding the bodies and the clothes of female teachers in the ir professional identities ( co nstruction In the analysis we so ught to map some (D)iscourses, that are many times considered nat ural, about how female educators should behave or dress during their teaching practices Furthermore it was investigated if in these (D)iscourses there were differences in the conduct to be adopted by teachers of different genders. This research is located in the field of Indisciplinary Applied Linguistics (MOITA LOPES, 2006) and it had as theoretical support, besides the studies deve loped by the field: Gee's (1990; 1999) theory of (D)iscourse and (d)iscourse, Kim’s (2016) and Bastos’ and Biar’s (2015) considerations on narratives, the five analytical tools proposed by Wortham (2001), among others. During my research it became evident that several (D)iscourses that circulate in society end up pointing to a so called “adequacy”, which should be followed by female teachers in their work environments. However, it was found that this adequacy process could happen differently among teachers of different genders. The results confirm that the discourses regarding the bodies and the clothes of the female educators end up influencing in their identity (re)constructions as teachers. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Letras | pt_BR |
dc.subject | Narrativas | pt_BR |
dc.subject | Docentes do gênero feminino | pt_BR |
dc.subject | Vestimentas | pt_BR |
dc.subject | Corpo | pt_BR |
dc.subject | (Re)construção de identidade | pt_BR |
dc.subject | Narrative | pt_BR |
dc.subject | Female teachers | pt_BR |
dc.subject | Clothes | pt_BR |
dc.subject | Body | pt_BR |
dc.subject | Identity (re)construction | pt_BR |
dc.title | “Com que roupa eu vou?” A (re)construção de identidades docentes a partir de discursos referentes ao corpo e à vestimenta de docentes do gênero feminino | pt_BR |
dc.title.alternative | What clothes should I wear? The (re) construction of teacher identities based on discourses regarding the body and the clothes of female teachers | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7918856736712613 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9914415339003085 | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente dissertação tem por objetivo principal analisar , por meio das narrativas orais de três professoras, a influência de discursos referentes aos corpos e às vestimentas de docentes do gênero feminino na (re)construção de suas identidades profissionais. Na análise buscou se mapear alguns (D)iscursos, muitas vezes naturalizados, sobre como as educadoras devem se comportar ou se vestir durante suas práticas docentes. Ademais, foi investigado se nesses existiam diferenças quanto à conduta a ser adotada por professores de gêneros diferentes. Esta pesquisa situa se no campo da Linguística Aplicada Indisciplinar (MOITA LOPES, 2006) e teve como aporte teórico, além dos estudos desenvolvidos pela área: a teoria de Gee (1990; 1999) sobre o (D)iscurso e o (d)iscurso as considerações de Kim (2016) e Bastos e Biar (2015) sobre narrativas as cinco ferramentas analíticas propostas por Wortham (2001) 2001), entre outros Durante a realização desse trabalho ficaram evidentes que vários (D)iscursos circulantes na sociedade acabam apontando para uma chamada adequação que deve ser seguida pelas docentes do gênero feminino em seus ambientes de trabalho . Porém, verificou se que este processo de adequação poderia acontecer de forma diferente entre docentes de gêneros distintos. Os resultados confirmam que os discursos referentes aos corpos e as vestimentas das educadoras acabam influenciando em suas (re)construções identitárias como docentes. | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Letras e Comunicação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Freitas, Letícia Fonseca Richthofen de |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
PPGL: Dissertações e Teses [296]
Abrange as dissertações e teses do PPGL.