Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorRizzo, Ana Rosa Saad
dc.date.accessioned2020-08-13T16:55:09Z
dc.date.available2020-08-13T16:55:09Z
dc.date.issued2019-08-30
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6410
dc.description.abstractIn this paper, we propose a discussion about how to build significance in the discourse. For such, a historic panorama on the semantic studies will be presented. The panorama shows the distinct points of view that are used by different linguists to think about the language. Afterward, the concepts of the linguistic sign and the linguistic value will be discussed in a Saussurean perspective. These concepts will be related to those of sense approached by Émile Benveniste. Following, we will examine how these concepts contribute to the study of meaning and thus contribute to a different perception concerning the authors presented in the first chapter. It is noticeable that for Benveniste, each sign has a system that can be changed depending on the discourse it is inserted. Thus, according to Benveniste, each time a sign is inserted into discourse; it acquires a new value, unique and unrepeatable. Later, Henri Meschonnic, which studies are mentioned by Dessons (2006) and Neumann (2014), (2016) and (2017), will suggest that a system is built in every discourse, adding that the significance is this value within the discourse system. In the end, we will analyze five songs by meaning and form together, a matter greatly discussed by Émile Benveniste. Besides that, the analyzes present the production of significance, exposing how the meanings of discourses are uniquely and singularly constructed in each song, through an analysis that considers the syntagmatic and paradigmatic of each discourse system, observing, for example, prosodic echoes, rhymes, and repetitions.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectLetraspt_BR
dc.subjectSentidopt_BR
dc.subjectDiscursopt_BR
dc.subjectSignificânciapt_BR
dc.subjectLetras de cançõespt_BR
dc.subjectSensept_BR
dc.subjectDiscoursept_BR
dc.subjectSignificancept_BR
dc.subjectSongspt_BR
dc.titleA construção da significância em letras de cançõespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8332043262697245pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9399552968699184pt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho, propomo-nos a refletir sobre como se constrói a significância no discurso. Para isso, apresentaremos um panorama histórico dos estudos sobre semântica. Tal panorama observa os distintos pontos de vista que diferentes linguistas utilizam para refletir acerca do sentido na língua. Em seguida, discutiremos a noção de signo linguístico e valor linguístico pela ótica de Ferdinand de Saussure e relacionaremos essas noções com as questões de sentido abordadas por Émile Benveniste. Posteriormente, examinaremos como esses conceitos contribuem para o estudo do sentido e, assim, colaboram com uma reflexão distinta em relação aos autores apresentados no primeiro capítulo. Perceber-se-á que para Benveniste cada signo possui um sentido no sistema que pode ser alterado dependendo do discurso em que se insere. Assim, Benveniste sugere que a cada vez que se insere um signo no discurso, ele ganha um novo valor, único e irrepetível. Posteriormente, Henri Meschonnic, que no trabalho trazemos a partir de Dessons (2006) e Neumann (2014), (2016) e (2017), irá propor que em cada discurso se constrói um sistema, e a significância é esse valor dentro do sistema do discurso. Ao fim, examinaremos cinco letras de canções, na quais mostraremos a possibilidade de realizar uma análise que não dissocie forma e sentido, questão muito discutida por Émile Benveniste. Além disso, as análises apresentam a construção da significância, expondo como os sentidos dos discursos se constroem de forma única e singular em cada canção, através de uma análise que considere a sintagmática e a paradigmática de cada sistema de discurso, observando, por exemplo, os ecos prosódicos, as rimas e as repetições.pt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Letras e Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Neumann, Daiane


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem