Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorMartins, Luciane Botelho
dc.date.accessioned2020-08-13T16:57:39Z
dc.date.available2020-08-13T16:57:39Z
dc.date.issued2020-02-28
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6414
dc.description.abstractInitially created as a poster girl for an appliance company, Mafalda, Quino's character, after being rejected and kept for two years, gains the admiration of the Argentine reading public and starts circulating in magazines and newspapers from 1964 to 1973, a period of strong repression by the Argentine Military Dictatorship, marked by three coups d'état - 1966, 1970 and 1971. The emergence of the character takes place in this political context of an exceptional regime, putting on the agenda, in a resistance movement through irony, themes as democracy and human rights without prohibiting censorship. The present work aims to understand the discursive processes at work in irony, considering the role of memory and history and paying attention, above all, to two functions of interdiscourses: the pre-constructed and the transversal discourse. The reflection is developed on an archive formed by six comic strips and a poster, whose selection followed the relation of the character's speech with the State Repressive Apparatus (ALTHUSSER, 1983), represented in the figures of the police and the military, in line with the research purpose.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectLetraspt_BR
dc.subjectMafaldapt_BR
dc.subjectResistênciapt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectDiscurso transversopt_BR
dc.subjectIroniapt_BR
dc.subjectResistancept_BR
dc.subjectMemorypt_BR
dc.subjectTransverse discoursept_BR
dc.subjectIronypt_BR
dc.titleMemória e resistência: um estudo sobre o pré-construído e o discurso transverso através da ironia em Mafaldapt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1161701375360481pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0111697525286894pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Vitale, María Alejandra
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7214730709266475pt_BR
dc.description.resumoCriada inicialmente como garota-propaganda de uma empresa de eletrodomésticos, Mafalda, a personagem de Quino, depois de ser rejeitada e guardada por dois anos, ganha a admiração do público leitor argentino e passa a circular em revistas e jornais de 1964 a 1973, período de forte repressão impretado pela Ditadura Militar Argentina, marcado por três golpes de estado – 1966, 1970 e 1971. A emergência da personagem dá-se nesse contexto político de regime de exceção, colocando em pauta, num movimento de resistência através da ironia, temas como democracia e direitos humanos sem interdição da censura. O presente trabalho visa à compreensão dos processos discursivos em funcionamento na ironia, considerando o papel da memória e da história e atentando, sobretudo, para dois funcionamentos do interdiscurso: o pré-construído e o discurso transverso. A reflexão desenvolve-se sobre um arquivo formado por seis tirinhas e um cartaz, cuja seleção obedeceu à relação do discurso da personagem com o Aparelho Repressivo de Estado (ALTHUSSER, 1983), representados nas figuras do policial e do militar, em consonância com o propósito da pesquisa.pt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Letras e Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Ernst, Aracy Graça


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem