| dc.creator | Corrêa, Josiane Gisela Franken | |
| dc.creator | Santos, Vera Lúcia Bertoni dos | |
| dc.date.accessioned | 2020-08-24T16:47:22Z | |
| dc.date.available | 2020-08-24T16:47:22Z | |
| dc.date.issued | 2014-12 | |
| dc.identifier.citation | CORREA, Josiane Franken ; SANTOS, Vera Lúcia Bertoni dos. Dança na Educação Básica: apropriações de práticas contemporâneas no ensino de dança. REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS DA PRESENÇA. Porto Alegre, v. 4, n. 3, p. 509-526, set./dez. 2014. Disponível em: https://ufpel.academia.edu/JosianeFranken. Acesso em: 19 de agosto de 2020. | pt_BR |
| dc.identifier.issn | 2237-2660 | |
| dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6450 | |
| dc.description.abstract | O artigo enfoca o ensino de dança na Educação Básica a partir da
reflexão sobre a pertinência da adoção de características do movimento artístico pós-1950
nos processos de criação em dança, em diálogo com autores como Hassan (1985), Silva
(2005) e Rengel (2008). Nessa perspectiva, são consideradas mudanças de atitude nas
práticas de ensino e aprendizagem em dança, decorrentes de transformações instigadas pela
dança pós-moderna, tais como: o redimensionamento do conceito de corpo, a concepção
de dança como processo criativo, coletivo e democrático e o estreitamento das relações
entre as abordagens artísticas escolares e as formas de arte que se desenvolvem fora do
ambiente escolar. | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | UFRGS | pt_BR |
| dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
| dc.subject | Dança | pt_BR |
| dc.subject | Escola | pt_BR |
| dc.subject | Ensino | pt_BR |
| dc.subject | Contemporaneidade | pt_BR |
| dc.subject | Educação | pt_BR |
| dc.subject | Dance | pt_BR |
| dc.subject | School | pt_BR |
| dc.subject | Teaching | pt_BR |
| dc.subject | Contemporaneity | pt_BR |
| dc.subject | Education | pt_BR |
| dc.subject | Danse | pt_BR |
| dc.subject | École | pt_BR |
| dc.subject | Enseignement | pt_BR |
| dc.subject | Contemporanéité | pt_BR |
| dc.subject | Éducation | pt_BR |
| dc.title | Dança na Educação Básica: apropriações de práticas contemporâneas no ensino de dança. | pt_BR |
| dc.title.alternative | Dance in K through 12 Basic Education: adequacy of contemporary practices in dance teaching. | pt_BR |
| dc.title.alternative | Danse à l’École Élémentaire: l’appropriation de pratiques contemporaines par l’enseignement de la danse. | pt_BR |
| dc.type | article | pt_BR |