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Inclusão de pessoas trans na UFPel: pelo direito de ser igual quando a diferença inferioriza e ser diferente quando a igualdade descaracteriza
dc.creator | Watanabe, Kelli Vergara | |
dc.date.accessioned | 2020-08-25T01:28:05Z | |
dc.date.available | 2020-08-25T01:28:05Z | |
dc.date.issued | 2019-10-30 | |
dc.identifier.citation | WATANABE, Kelli Vergara. Inclusão de pessoas trans na UFPel: pelo direito de ser igual quando a diferença inferioriza e ser diferente quando a igualdade descaracteriza. 2019. 116 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública) – Programa de Pós-Graduação em Administração Pública em Rede Nacional – PROFIAP, Faculdade de Administração e de Turismo, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6467 | |
dc.description.abstract | The current scenario shows Brazil as the most violent country in the world for trans people. Each year there are countless deaths from prejudice and discrimination. The average homelessness of transgender people is 13 years old, and a picture where 90% of the transgender population must prostitute themselves in order to survive. Thinking about education as a tool for social inclusion and a reality where only 0.02% of transgender people can reach university, this study seeks to analyze the process of inclusion of transgender people at the Federal University of Pelotas. The specific objectives are to analyze what are the initiatives of UFPel in the face of trans existence within the university; investigate if they exist and what are the demands of the trans community within UFPel and propose initiatives for inclusion and permanence of trans in UFPel. The theoretical framework addresses questions about heteronormative, sexocentrist / sexist and cissexist society; gender identity and the trans movement in Brazil. The methodology adopted in this case study was the analysis of primary and secondary sources, by conducting interviews with university units, with server and trans students. In addition to the interviews, documents related to standards related to trans people at federal, state, municipal and university levels were analyzed. The results showed that at UFPel there are some initiatives for the inclusion of trans people, such as the adoption of the social name and the quick and easy registration change; The use of restrooms, although unregulated, is made by transgender people according to their gender identity; Sporadic events are held for discussion and promotion of diversity. And there are also demands for more respect for transgender people by students and staff that need to be remedied or minimized for inclusion to actually occur. After presenting the results, an intervention proposal was elaborated to improve the process of inclusion of trans in UFPel, which consists of educational ways of trying to make the cause visible within the university. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Administração pública | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Universidade | pt_BR |
dc.subject | Transgênero | pt_BR |
dc.subject | Diversidade | pt_BR |
dc.subject | Inclusion | pt_BR |
dc.subject | Universities | pt_BR |
dc.subject | Transgender | pt_BR |
dc.subject | Diversity | pt_BR |
dc.title | Inclusão de pessoas trans na UFPel: pelo direito de ser igual quando a diferença inferioriza e ser diferente quando a igualdade descaracteriza | pt_BR |
dc.title.alternative | Inclusion of transgender people in UFPel: for the right to be equal when the difference decreases and to be different when equality decharacterizes | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9802682150708697 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3615915503232216 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Casali, Caroline | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0039985271324456 | pt_BR |
dc.description.resumo | O cenário atual mostra o Brasil como o país mais violento do mundo para pessoas trans. A cada ano são inúmeras mortes por preconceito e discriminação. A média de expulsão de casa de pessoas trans é de 13 anos de idade, além de um quadro onde 90% da população trans precisa se prostituir para sobreviver. Pensando na educação como ferramenta de inclusão social e uma realidade onde só 0,02% das pessoas trans conseguem chegar a universidade, este estudo procura analisar o processo de inclusão de pessoas trans na Universidade Federal de Pelotas. Os objetivos específicos são de analisar quais são as iniciativas da UFPel perante a existência trans dentro da universidade; investigar se existem e quais são as demandas da comunidade trans dentro da UFPel e propor iniciativas de inclusão e permanência de trans na UFPel. O referencial teórico aborda questões sobre a sociedade heteronormativa, sexocentrista/sexista e cissexista; identidade de gênero e sobre o movimento trans no Brasil. A metodologia adotada neste estudo de caso foi a análise de fontes primárias e secundárias, com a realização de entrevistas com unidades da universidade, com servidor e alunos trans. Além das entrevistas foram analisados documentos referentes a normatizações relacionadas às pessoas trans em níveis federal, estadual, municipal e universitário. Os resultados mostraram que na UFPel existem algumas iniciativas para inclusão de pessoas trans, como a adoção do nome social e a troca de registro de forma fácil e rápida; a utilização dos banheiros, apesar de não regulamentada, é feita pelas pessoas trans de acordo com sua identidade de gênero; são feitos eventos esporádicos para discussão e promoção da diversidade. E também existem demandas por mais respeito com as pessoas trans por parte de alunos e servidores que precisam ser sanadas ou minimizadas para que ocorra de fato a inclusão. Após a apresentação dos resultados foi elaborada uma proposta de intervenção para melhorar o processo de inclusão de trans na UFPel, que consiste em formas educacionais de tentar visibilizar a causa dentro da universidade. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Administração e Turismo | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Profissional em Administração Pública em Rede Nacional – PROFIAP | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Rodrigues, Marcio Silva |
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