Formação e desenvolvimento profissional em Educação Física : dilemas e desafios na educação inclusiva.
Abstract
A nova política de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva
aprofunda a discussão quanto à obrigatoriedade da matrícula de crianças com
deficiência nas escolas regulares. Dados do Censo Escolar (MEC/INEP) divulgam
que, de 1998 a 2006, houve um crescimento de 107% desse tipo de alunado nas
matriculas. Assim, o objetivo principal desse estudo foi o de analisar a formação e
o desenvolvimento profissional dos professores de Educação Física envolvidos
com a política educacional de inclusão de alunos com deficiência nas Escolas
Pólos municipais de Pelotas/RS, através de uma pesquisa qualitativa com 28
entrevistas semi-estruturadas que identificaram as trajetórias de formação,
elementos de vida pessoal, profissional, competência teórica, concepções e
perspectivas de atuação dos profissionais de Educação Física atuantes nas nove
Escolas Pólos em que a política está sendo implantada. Os professores de
Educação Física entrevistados apontam à necessidade de reorganização da
estrutura escolar (físicas e curriculares), com vistas à construção de práticas
inclusivas na escola básica, considerando a inclusão como um direito que não
pode ser negado. Porém, sofrem com as pressões e com o desconhecimento da
temática, passando a agir de forma solitária, isolada e, muitas vezes, sem
orientação e sem controle do processo ensino-aprendizagem. Defende-se que
estudos dessa natureza auxiliam a conhecer quem é o docente da área de
Educação Física que está atuando com as políticas de inclusão de pessoas com
deficiência na rede regular de ensino municipal e que, a partir desse
conhecimento, seja possível auxiliar os cursos de formação de professores com
vistas à construção da escola básica inclusiva.
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