Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorCosta, Fábio Renato Barcellos
dc.date.accessioned2020-09-04T00:17:25Z
dc.date.available2020-09-02
dc.date.available2020-09-04T00:17:25Z
dc.date.issued2009-06-10
dc.identifier.citationCOSTA, Fábio Renato Barcellos. Formação e desenvolvimento profissional em Educação Física dilemas e desafios na educação inclusiva. 2009. 101f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Escola Superior de Educação Física. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6499
dc.description.abstractThe new politics of Special Education in the Perspective of the Inclusive Education deepens the discussion as for the compulsory nature of the children's registration with deficiency in the regular schools. Data of the School Census (MEC/INEP) they publish that, from 1998 to 2006, there is a growth of 107% of that student type in you register them. This study has as main objective, to analyze the formation and the teachers' of Physical education professional development involved with the education politics of students' inclusion with deficiency in the Schools municipal Poles of Pelotas/RS, through a qualitative research with 28 interviews semi-structured that you/they identified the formation paths, elements of personal life, professional, theoretical competence, conceptions and perspectives of the active professionals' of Physical education performance in the 09 Schools Poles in that the politics this being implanted. The teachers of Physical education interviewees point the need of reorganization of the school structure (physics and curricula) with views to the construction of inclusive practices in the basic school, they consider the inclusion as a right that cannot be denied. They suffer with the pressures and ignorance of the theme, starting to act in way lonely, isolated and a lot of times without orientation and control of the process teaching-learning. He/she defends that studies of that nature aid to know who is the teacher of the area of Physical education that this acting with the politics of inclusion of people with deficiency in the regular net of municipal teaching and to leave of that knowledge, to aid the courses of teachers' formation with views to the construction of the inclusive basic school.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectFormação e desenvolvimento profissional docentept_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectEducational formationpt_BR
dc.subjectProfessional developmentpt_BR
dc.subjectPhysical educationpt_BR
dc.subjectStudents with deficiencypt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.titleFormação e desenvolvimento profissional em Educação Física : dilemas e desafios na educação inclusiva.pt_BR
dc.title.alternativeFormation and professional development in Physical Education dilemmas and challenges in the inclusive education.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6540221531153286pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5202830028335096pt_BR
dc.description.resumoA nova política de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva aprofunda a discussão quanto à obrigatoriedade da matrícula de crianças com deficiência nas escolas regulares. Dados do Censo Escolar (MEC/INEP) divulgam que, de 1998 a 2006, houve um crescimento de 107% desse tipo de alunado nas matriculas. Assim, o objetivo principal desse estudo foi o de analisar a formação e o desenvolvimento profissional dos professores de Educação Física envolvidos com a política educacional de inclusão de alunos com deficiência nas Escolas Pólos municipais de Pelotas/RS, através de uma pesquisa qualitativa com 28 entrevistas semi-estruturadas que identificaram as trajetórias de formação, elementos de vida pessoal, profissional, competência teórica, concepções e perspectivas de atuação dos profissionais de Educação Física atuantes nas nove Escolas Pólos em que a política está sendo implantada. Os professores de Educação Física entrevistados apontam à necessidade de reorganização da estrutura escolar (físicas e curriculares), com vistas à construção de práticas inclusivas na escola básica, considerando a inclusão como um direito que não pode ser negado. Porém, sofrem com as pressões e com o desconhecimento da temática, passando a agir de forma solitária, isolada e, muitas vezes, sem orientação e sem controle do processo ensino-aprendizagem. Defende-se que estudos dessa natureza auxiliam a conhecer quem é o docente da área de Educação Física que está atuando com as políticas de inclusão de pessoas com deficiência na rede regular de ensino municipal e que, a partir desse conhecimento, seja possível auxiliar os cursos de formação de professores com vistas à construção da escola básica inclusiva.pt_BR
dc.publisher.departmentEscola Superior de Educação Físicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Afonso, Mariângela da Rosa


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem