| dc.creator | Costa, Fábio Renato Barcellos | |
| dc.date.accessioned | 2020-09-04T00:17:25Z | |
| dc.date.available | 2020-09-02 | |
| dc.date.available | 2020-09-04T00:17:25Z | |
| dc.date.issued | 2009-06-10 | |
| dc.identifier.citation | COSTA, Fábio Renato Barcellos. Formação e desenvolvimento profissional em Educação Física dilemas e desafios na educação inclusiva. 2009. 101f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Escola Superior de Educação Física. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2009 | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6499 | |
| dc.description.abstract | The new politics of Special Education in the Perspective of the Inclusive Education
deepens the discussion as for the compulsory nature of the children's registration
with deficiency in the regular schools. Data of the School Census (MEC/INEP)
they publish that, from 1998 to 2006, there is a growth of 107% of that student
type in you register them. This study has as main objective, to analyze the
formation and the teachers' of Physical education professional development
involved with the education politics of students' inclusion with deficiency in the
Schools municipal Poles of Pelotas/RS, through a qualitative research with 28
interviews semi-structured that you/they identified the formation paths, elements of
personal life, professional, theoretical competence, conceptions and perspectives
of the active professionals' of Physical education performance in the 09 Schools
Poles in that the politics this being implanted. The teachers of Physical education
interviewees point the need of reorganization of the school structure (physics and
curricula) with views to the construction of inclusive practices in the basic school,
they consider the inclusion as a right that cannot be denied. They suffer with the
pressures and ignorance of the theme, starting to act in way lonely, isolated and a
lot of times without orientation and control of the process teaching-learning.
He/she defends that studies of that nature aid to know who is the teacher of the
area of Physical education that this acting with the politics of inclusion of people
with deficiency in the regular net of municipal teaching and to leave of that
knowledge, to aid the courses of teachers' formation with views to the construction
of the inclusive basic school. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
| dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
| dc.subject | Formação e desenvolvimento profissional docente | pt_BR |
| dc.subject | Educação Física | pt_BR |
| dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
| dc.subject | Educational formation | pt_BR |
| dc.subject | Professional development | pt_BR |
| dc.subject | Physical education | pt_BR |
| dc.subject | Students with deficiency | pt_BR |
| dc.subject | Inclusive education | pt_BR |
| dc.title | Formação e desenvolvimento profissional em Educação Física : dilemas e desafios na educação inclusiva. | pt_BR |
| dc.title.alternative | Formation and professional development in Physical Education dilemmas and challenges in the inclusive education. | pt_BR |
| dc.type | masterThesis | pt_BR |
| dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6540221531153286 | pt_BR |
| dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
| dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5202830028335096 | pt_BR |
| dc.description.resumo | A nova política de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva
aprofunda a discussão quanto à obrigatoriedade da matrícula de crianças com
deficiência nas escolas regulares. Dados do Censo Escolar (MEC/INEP) divulgam
que, de 1998 a 2006, houve um crescimento de 107% desse tipo de alunado nas
matriculas. Assim, o objetivo principal desse estudo foi o de analisar a formação e
o desenvolvimento profissional dos professores de Educação Física envolvidos
com a política educacional de inclusão de alunos com deficiência nas Escolas
Pólos municipais de Pelotas/RS, através de uma pesquisa qualitativa com 28
entrevistas semi-estruturadas que identificaram as trajetórias de formação,
elementos de vida pessoal, profissional, competência teórica, concepções e
perspectivas de atuação dos profissionais de Educação Física atuantes nas nove
Escolas Pólos em que a política está sendo implantada. Os professores de
Educação Física entrevistados apontam à necessidade de reorganização da
estrutura escolar (físicas e curriculares), com vistas à construção de práticas
inclusivas na escola básica, considerando a inclusão como um direito que não
pode ser negado. Porém, sofrem com as pressões e com o desconhecimento da
temática, passando a agir de forma solitária, isolada e, muitas vezes, sem
orientação e sem controle do processo ensino-aprendizagem. Defende-se que
estudos dessa natureza auxiliam a conhecer quem é o docente da área de
Educação Física que está atuando com as políticas de inclusão de pessoas com
deficiência na rede regular de ensino municipal e que, a partir desse
conhecimento, seja possível auxiliar os cursos de formação de professores com
vistas à construção da escola básica inclusiva. | pt_BR |
| dc.publisher.department | Escola Superior de Educação Física | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Física | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Afonso, Mariângela da Rosa | |