dc.creator | Lemos, Anielle Conceição | |
dc.date.accessioned | 2020-10-06T00:55:03Z | |
dc.date.available | 2020-09-24 | |
dc.date.available | 2020-10-06T00:55:03Z | |
dc.date.issued | 2015-07-09 | |
dc.identifier.citation | LEMOS, Anielle Conceição. Efeitos da demonstração autocontrolada na aprendizagem de uma habilidade motora sequencial do ballet clássico em crianças. 2015. 113f. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Escola Superior de Educação Física. Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6531 | |
dc.description.abstract | Studies using self-controlled demonstration have been show positive results for the
learning of motor skills in adults. The present study examined the effects of selfcontrolled
demonstration on the learning of a sequential motor ballet skill in children.
The participants practiced 50 trials of a classical ballet sequence, observing a skilled
model on video, divided into two conditions of observational practice, self-controlled
(Self group) and externally controlled (Yoked group). Twenty-fours hours after the
practice phase the participants performed 10 trials of a retention phase, without
demonstration. The performance scores, self-efficacy levels, positive emotions,
motivation and preferences related to the time of observation were evaluated and
quantified. The results demonstrated that the Self group showed significantly
increased performance scores, and reported higher levels of positive affect, selfefficacy,
and motivation than the Yoked group. We conclude that self-controlled
demonstration benefits learning compared to an externally controlled condition. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem por observação | pt_BR |
dc.subject | Autonomia | pt_BR |
dc.subject | Autoeficácia | pt_BR |
dc.subject | Infância | pt_BR |
dc.subject | Dança | pt_BR |
dc.subject | Observational practice | pt_BR |
dc.subject | Autonomy | pt_BR |
dc.subject | Self-efficacy | pt_BR |
dc.subject | Childhood | pt_BR |
dc.subject | Dance | pt_BR |
dc.title | Efeitos da demonstração autocontrolada na aprendizagem de uma habilidade motora sequencialdo ballet clássico em crianças. | pt_BR |
dc.title.alternative | Effects of self-controlled demonstration on the learning of a complex sequential motor skill of classical ballet in children. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9240134869784203 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3676627708423832 | pt_BR |
dc.description.resumo | Estudos utilizando a demonstração autocontrolada têm apresentado resultados
positivos para a aprendizagem de habilidades motoras em adultos. O presente
estudo examinou os efeitos da demonstração autocontrolada na aprendizagem de
uma habilidade motora sequencial do ballet clássico em crianças. Divididas em duas
condições de prática, demonstração autocontrolada (grupo Self) e externamente
controlada (grupo Yoked) os participantes aprenderam uma sequência com 5 passos
de ballet clássico demonstradas por um modelo habilidoso em vídeo. A fase de
prática constou de 50 tentativas, enquanto a fase de retenção de 10 tentativas. Os
escores de performance, níveis de autoeficácia percebida, emoções positivas
relacionadas com a tarefa, a motivação e as preferências relacionadas ao momento
de observação das demonstrações foram avaliadas e quantificadas. O grupo Self
apresentou maiores escores de performance, de afetos positivos, de autoeficácia e
de motivação para prática e aprendizagem do que o grupo Yoked. Conclui-se que a
demonstração autocontrolada beneficia a aprendizagem de uma habilidade
complexa sequencial do ballet em crianças, quando comparada à demonstração
externamente controlada. | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola Superior de Educação Física | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Física | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Clark, Suzete Chiviacowsky | |