Efeitos da demonstração autocontrolada na aprendizagem de uma habilidade motora sequencialdo ballet clássico em crianças.
Abstract
Estudos utilizando a demonstração autocontrolada têm apresentado resultados
positivos para a aprendizagem de habilidades motoras em adultos. O presente
estudo examinou os efeitos da demonstração autocontrolada na aprendizagem de
uma habilidade motora sequencial do ballet clássico em crianças. Divididas em duas
condições de prática, demonstração autocontrolada (grupo Self) e externamente
controlada (grupo Yoked) os participantes aprenderam uma sequência com 5 passos
de ballet clássico demonstradas por um modelo habilidoso em vídeo. A fase de
prática constou de 50 tentativas, enquanto a fase de retenção de 10 tentativas. Os
escores de performance, níveis de autoeficácia percebida, emoções positivas
relacionadas com a tarefa, a motivação e as preferências relacionadas ao momento
de observação das demonstrações foram avaliadas e quantificadas. O grupo Self
apresentou maiores escores de performance, de afetos positivos, de autoeficácia e
de motivação para prática e aprendizagem do que o grupo Yoked. Conclui-se que a
demonstração autocontrolada beneficia a aprendizagem de uma habilidade
complexa sequencial do ballet em crianças, quando comparada à demonstração
externamente controlada.
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