Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorSilva, Ursula Rosa da
dc.creatorSenna, Nádia da Cruz
dc.date.accessioned2020-12-30T22:43:18Z
dc.date.available2020-12-30T22:43:18Z
dc.date.issued2020-09
dc.identifier.citationSILVA, Ursula Rosa da; SENNA, Nadia da Cruz . Epistemologias e culturas silenciadas: por uma formação decolonial em Artes. REVISTA EDUCAÇÃO, ARTES E INCLUSÃO, v. 16, n.3, p. 173-195, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/17591/pdf. Acesso em: 29 de dez. de 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6818
dc.description.abstractO artigo reúne reflexões e inquietações diante da urgência de rever currículos e práticas de formação em artes, a partir de epistemologias de lugares e saberes, pautadas na valorização dos sujeitos latino-americanos e na construção coletiva do conhecimento. O referencial teórico revisita Paulo Freire, pelo seu pioneirismo em prol da educação libertadora e joga luzes sobrepensadores e pensadoras insurgentes e recorrentes, tais como Simioni, Hollanda, Walsh, Achinte, Maldonado e Gomez, através de seus estudos inclusivos e igualitários. Contempla ações e desdobramentos experimentados pelo grupo de pesquisa, em sala de aula, em espaços formais e informais, nos eventos que envolveram alunos e a comunidade em geral, visando instaurar uma experiência artística que reverbere e evidencie relações e discursos. Para finalizar se aponta a crise gerada pela pandemia mundial e as severas implicações que recaem sobre as sociedades desiguais. Apostamos na estética da (re)existência como possibilidade de educação inclusiva, uma reinvenção de si experimentada pelos excluídos para romper com tradições e hegemonias, capaz de ativar o diálogo entre diferentes, provocar empatia e gestar alianças.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado de Santa Catarinapt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectArtespt_BR
dc.subjectCurrículos e práticas de formaçãopt_BR
dc.subjectEpistemologiaspt_BR
dc.subjectEstudos decoloniaispt_BR
dc.titleEpistemologias e culturas silenciadas: por uma formação decolonial em artes.pt_BR
dc.title.alternativeEpistemologías y culturas silenciadas: por una formación decolonial en artes.pt_BR
dc.typearticlept_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.5965/198431781632020173


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem