dc.creator | Silva, Ursula Rosa da | |
dc.creator | Senna, Nádia da Cruz | |
dc.date.accessioned | 2020-12-30T22:43:18Z | |
dc.date.available | 2020-12-30T22:43:18Z | |
dc.date.issued | 2020-09 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Ursula Rosa da; SENNA, Nadia da Cruz . Epistemologias e culturas silenciadas: por uma formação decolonial em Artes. REVISTA EDUCAÇÃO, ARTES E INCLUSÃO, v. 16, n.3, p. 173-195, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/17591/pdf. Acesso em: 29 de dez. de 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6818 | |
dc.description.abstract | O artigo reúne reflexões e inquietações diante da urgência de rever currículos e práticas de formação em artes, a partir de epistemologias de lugares e saberes, pautadas na valorização dos sujeitos latino-americanos e na construção coletiva do conhecimento. O referencial teórico revisita Paulo Freire, pelo seu pioneirismo em prol da educação libertadora e joga luzes sobrepensadores e pensadoras insurgentes e recorrentes, tais como Simioni, Hollanda, Walsh, Achinte, Maldonado e Gomez, através de seus estudos inclusivos e igualitários. Contempla ações e desdobramentos experimentados pelo grupo de pesquisa, em sala de aula, em espaços formais e informais, nos eventos que envolveram alunos e a comunidade em geral, visando instaurar uma experiência artística que reverbere e evidencie relações e discursos. Para finalizar se aponta a crise gerada pela pandemia mundial e as severas implicações que recaem sobre as sociedades desiguais. Apostamos na estética da (re)existência como possibilidade de educação inclusiva, uma reinvenção de si experimentada pelos excluídos para romper com tradições e hegemonias, capaz de ativar o diálogo entre diferentes, provocar empatia e gestar alianças. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade do Estado de Santa Catarina | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Artes | pt_BR |
dc.subject | Currículos e práticas de formação | pt_BR |
dc.subject | Epistemologias | pt_BR |
dc.subject | Estudos decoloniais | pt_BR |
dc.title | Epistemologias e culturas silenciadas: por uma formação decolonial em artes. | pt_BR |
dc.title.alternative | Epistemologías y culturas silenciadas: por una formación decolonial en artes. | pt_BR |
dc.type | article | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.5965/198431781632020173 | |