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dc.creatorAraujo, Nícolas Oreques de
dc.date.accessioned2021-01-21T02:14:22Z
dc.date.available2021-01-21T02:14:22Z
dc.date.issued2020-07-20
dc.identifier.citationARAUJO, Nícolas Oreques de. OntoScratch: ontologias para representação e avaliação de habilidades do pensamento computacional em projetos Scratch. Orientador: Tiago Thompsen Primo. 2020. 105 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Centro de Desenvolvimento Tecnológico, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6887
dc.description.abstractA lot of initiatives seeking to introduce concepts and habilities related to computational thinking are underway in countries across Europe, in the United States, and, more recently, in Brazil. An example of that is the application of the project “Creative Computing Clubs”, carried out since 2015 in public schools in the city of Pelotas/RS. Among the list of skills and knowledge covered, the stimulus to the development of computational thinking through visual programming tools, such as Scratch, stands out due to its practical and low-cost approach. However, in this scenario, new challenges arise, such as the storage of the data collected in these activities, so that they can be worked on and so that they can generate evidence of the impact of teaching computational thinking. In this matter, the absence of a knowledge representation that is capable of characterizing the data of activities and evaluations that use Scratch in a way that allows the analysis of the student’s evolution or the realization of other inferences about these data is clear. Therefore, this work aims to create and develop a knowledge representation that attacks these problems, describing a Scratch project and the computational thinking skills assessments performed on it, in a structure that provides support for the use of this data for further work. It is expected that this representation will be able to support the use of intelligent mechanisms, enabling the performance of analyzes and inferences that assist in the understanding of the knowledge acquired by the student, its evolution, and other aspects related to his learning. These objectives could be achieved through the design and development of OntoScrath, a set of ontologies for representing knowledge involving the teaching of computational thinking through Scratch. Through this representation, it is possible to store, in a structured way, students’ paths in this process, allowing the analysis of their learning process. This representation exhibited its potential for inference in the evaluation performed, being able to faithfully reproduce, through SPARQL queries, the computational thinking skills’ evaluation of the tool Dr. Scratch.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectComputaçãopt_BR
dc.subjectEngenharia de ontologiaspt_BR
dc.subjectModelagem semânticapt_BR
dc.subjectModelagem de dadospt_BR
dc.subjectPensamento computacionalpt_BR
dc.subjectComputational thinkingpt_BR
dc.subjectOntology engineeringpt_BR
dc.subjectSemantic modelingpt_BR
dc.subjectData modelingpt_BR
dc.titleOntoScratch: ontologias para representação e avaliação de habilidades do pensamento computacional em projetos Scratchpt_BR
dc.title.alternativeOntoScratch: ontologies to represent and evaluate computational thinking abilities in Scratch Projectspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0710225437355381pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5641514282351546pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Fleischmann, Ana Marilza Pernas
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1435405686437314pt_BR
dc.description.resumoDiversas iniciativas visando introduzir conceitos relacionados a computação no currículo escolar tem iniciado em países da Europa, Estados Unidos e, mais recentemente, no Brasil. Um exemplo disto é a aplicação do projeto Clubes de Computação Criativa, realizado desde 2015 em escolas públicas na cidade de Pelotas/RS. Dentre a lista de habilidades e conhecimentos abordados, destaca-se o estímulo ao desenvolvimento do pensamento computacional através de ferramentas de programação visual, como o Scratch, devido a sua abordagem prática e de baixo custo. Porém, neste cenário, surgem novos desafios, como o armazenamento dos dados coletados nestas atividades, para que possam ser trabalhados e para que gerem evidências do impacto do ensino do pensamento computacional. Nesta questão, destaca-se a ausência de uma representação de conhecimento capaz de caracterizar os dados de atividades e avaliações que utilizem o Scratch de forma a possibilitar a análise da evolução do aluno ou a realização de outras inferências sobre estes dados. Assim, este trabalho tem como objetivo a criação e o desenvolvimento de uma representação de conhecimento que ataque estes problemas, caracterizando um projeto Scratch e as avaliações de habilidades de pensamento computacional realizadas sobre ele, de forma a prover suporte para a realização de análises e inferências sobre estes dados. Espera-se que esta representação seja capaz de dar suporte a utilização de mecanismos inteligentes, possibilitando a realização de análises e inferências que auxiliem na compreensão do conhecimento adquirido pelo aluno, sua evolução e outros aspectos relacionados a seu aprendizado. Estes objetivos puderam ser atingidos através da concepção do OntoScrath, um conjunto de ontologias para representação do conhecimento envolvendo o ensino de pensamento computacional através do Scratch. Através desta representação, é possível armazenar de maneira estruturada o percurso dos alunos neste processo, permitindo a análise de seu processo de aprendizagem. Esta representação demonstrou seu potencial de inferência na avaliação realizada, sendo capaz de reproduzir fielmente, através de consultas SPARQL, a avaliação de habilidades do pensamento computacional da ferramenta Dr. Scratch.pt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Tecnológicopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Computaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Primo, Tiago Thompsen


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