OntoScratch: ontologias para representação e avaliação de habilidades do pensamento computacional em projetos Scratch
Resumo
Diversas iniciativas visando introduzir conceitos relacionados a computação no currículo escolar tem iniciado em países da Europa, Estados Unidos e, mais recentemente, no Brasil. Um exemplo disto é a aplicação do projeto Clubes de Computação Criativa, realizado desde 2015 em escolas públicas na cidade de Pelotas/RS. Dentre a lista de habilidades e conhecimentos abordados, destaca-se o estímulo ao desenvolvimento do pensamento computacional através de ferramentas de programação
visual, como o Scratch, devido a sua abordagem prática e de baixo custo. Porém, neste cenário, surgem novos desafios, como o armazenamento dos dados coletados nestas atividades, para que possam ser trabalhados e para que gerem evidências do impacto do ensino do pensamento computacional. Nesta questão, destaca-se a ausência de uma representação de conhecimento capaz de caracterizar os dados de atividades e avaliações que utilizem o Scratch de forma a possibilitar a análise da evolução do aluno ou a realização de outras inferências sobre estes dados. Assim,
este trabalho tem como objetivo a criação e o desenvolvimento de uma representação de conhecimento que ataque estes problemas, caracterizando um projeto Scratch e as avaliações de habilidades de pensamento computacional realizadas sobre ele, de forma a prover suporte para a realização de análises e inferências sobre estes dados. Espera-se que esta representação seja capaz de dar suporte a utilização de mecanismos inteligentes, possibilitando a realização de análises e inferências que auxiliem na compreensão do conhecimento adquirido pelo aluno, sua evolução e outros aspectos relacionados a seu aprendizado. Estes objetivos puderam ser atingidos através da concepção do OntoScrath, um conjunto de ontologias para representação do conhecimento envolvendo o ensino de pensamento computacional através do Scratch. Através desta representação, é possível armazenar de maneira estruturada o percurso dos alunos neste processo, permitindo a análise de seu processo de aprendizagem. Esta representação demonstrou seu potencial de inferência
na avaliação realizada, sendo capaz de reproduzir fielmente, através de consultas SPARQL, a avaliação de habilidades do pensamento computacional da ferramenta Dr. Scratch.
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