Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorAmaral, Daniela Ricarte Teixeira Pollezi do
dc.date.accessioned2021-01-29T23:53:24Z
dc.date.available2021-01-29
dc.date.available2021-01-29T23:53:24Z
dc.date.issued2020-08-28
dc.identifier.citationAMARAL, Daniela Ricarte Teixeira Pollezi do. Quem Dança a Dança? dizeres das/nas licenciaturas sul-rio-grandenses em dança. 2020. 117 f. Orientadora: Maristani Polidori Zamperetti. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6940
dc.description.abstractThis research aims to study the conceptions regarding the bodies that dance and are to dance, in their connections with body diversity; if, how and where they appear and are mentioned in the departments of licentiate degree in dance, starting with the question: how the subject of body diversity is or is not approached in the formation of the licentiate graduates in dance? It is seen in the history of dance, from the primitive times to our contemporaneity bodily choices that have determined who could or could not dance; discourses and practical applications that have established and still establish a body pattern to dance, stereotypes of bodies that are supposed or not to dance (VENDRAMIN, 2013; MARQUES, 2012). After displaying a part of dance history, and discussing about a few concepts about what is the body and which is the body that dances, the essay presented an overview regarding the education of teachers, especially of dance teachers. (STRAZZACAPPA, MORANDI, 2006; WOSNIAK, 2010; VALLE, HAAS, 2011). Within this overview, the essay aimed to investigate the conceptions of the body that dances and is able to dance present in the curriculums and educational practices applied by the licentiate degrees in dance in the state of Rio Grande do Sul. Apart from that, the essay outlined the conceptions of the newcomer students and the graduates from the sul-rio-grandenses licentiates in dance regarding the body that dances, and managed to glimpse how and if body diversity is encompassed in the educational background in dance. This research identifies itself and qualitative in the post-structuralist understanding and had as methodological actions: the application of an online questionnaire to the newcomer students and well and graduates in the sul-rio-grandenses federal licentiate degrees; and a conversation with each of the coordinators of said graduation courses. From the data produced by the questionnaires and conversations, it was outlined a conception of body for dance, based on the notions already mentioned. The discussions converge towards a body-work: without physical pre-requisites, but one that nevertheless present themselves as bodies that are interested, focused, dedicated and willing to learn, involve and give themselves to dance.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectCorpopt_BR
dc.subjectDiversidadept_BR
dc.subjectLicenciaturas em dançapt_BR
dc.subjectDancept_BR
dc.subjectBodypt_BR
dc.subjectDiversitypt_BR
dc.subjectLicentiate degrees in dancept_BR
dc.titleQuem Dança a Dança? dizeres das/nas licenciaturas sul-rio-grandenses em dança.pt_BR
dc.title.alternativeWho Dances the Dance? sayings of the licentiate degrees in dance in the state of Rio Grande do Sul.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2295332147598424pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8058990518394490pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa propõe estudar as concepções de corpo que dança e pode dançar, em suas conexões com a diversidade corporal; se, como e onde, aparecem e são abordadas pelas e nas licenciaturas em dança, a partir da pergunta: como a questão da diversidade corporal é ou não abordada na formação dos licenciados em dança? Observa-se na história da dança, desde os tempos primitivos até a contemporaneidade eleições corporais que determinaram quem poderia ou não dançar; discursos e práticas discursivas que estabeleceram e ainda estabelecem um padrão corporal para dança, estereótipos do corpo a que cabe dançar ou não (VENDRAMIN, 2013; MARQUES, 2012). Depois de desenhar um pouco da história da dança, discutir alguns conceitos sobre o que é corpo e qual o corpo que dança, o trabalho apresentou um panorama sobre formação de professores, em especial a formação de professores em dança (STRAZZACAPPA, MORANDI, 2006; WOSNIAK, 2010; VALLE, HAAS, 2011). Nesse panorama, o trabalho objetivou investigar as concepções de corpo que dança e pode dançar presente nos currículos e práticas educativas das licenciaturas em dança do Rio Grande do Sul. Além disso, o trabalho traçou as concepções dos discentes ingressantes e formandos das licenciaturas sul-rio-grandenses em dança quanto ao corpo para a dança e deu a ver como e se a diversidade corporal perpassa a formação universitária em dança. Esta pesquisa se identifica como qualitativa no viés pós-estruturalista e teve como ações metodológicas: a aplicação de um questionário on-line com os alunos formandos e ingressantes das licenciaturas federais sul-rio-grandenses; e uma conversa com cada uma das coordenadoras desses mesmos cursos de graduação. A partir dos dados produzidos pelos questionários e conversas, foi traçada uma concepção de corpo para a dança, alicerçada nas noções já anunciadas. As discussões convergem para um corpo-trabalho: sem pré-requisitos físicos, mas que, no entanto, se apresentem como corpos interessados, empenhados, dedicados e dispostos a aprender, se envolver, se entregar a dança.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Zamperetti, Maristani Polidori


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem