Disciplina de sociologia e cidadania: com a palavra, os surdos.
Abstract
A presente Dissertação, contemplada pela linha de pesquisa: Epistemologias Descoloniais,
Educação Transgressora e Práticas de Transformação do Programa de Pós-Graduação em
Educação (PPGE/UFPel), investigou a disciplina de Sociologia e a questão da cidadania no
âmbito da Educação dos Surdos, no estado do Rio Grande do Sul, com base na Teoria Crítica
do Currículo e nos Estudos Surdos em Educação. Para isso, teve como objetivo principal
problematizar a disciplina de sociologia e os sentidos de cidadania nos currículos das escolas
bilíngues de surdos, na perspectiva de seus alunos surdos. A partir disso, empreendeu-se
mapear a disciplina de Sociologia nas escolas de surdos que oferecem o Ensino Médio, e, em
seguida, aplicar a metodologia de Grupo Focal em uma escola para compreender como os
alunos percebem a contribuição da disciplina de Sociologia para sua formação, bem como
levantar e analisar os principais desafios e possibilidades acerca da educação para a cidadania.
Como resultados podemos encontrar: uma disciplina de Sociologia com considerável fomento
para uma educação para a cidadania, porém, desvalorizada em razão da falta de maior
visibilidade por parte do Estado; e, um reconhecimento na cidadania dos surdos como direito,
porém, uma estagnação de uma cidadania como prática. Para isso, faz-se necessário montar
trincheiras para que a escola de surdos continue sendo um ambiente propulsor de cidadanias
surdas, sejam elas coletivas, críticas e engajadas com os movimentos sociais. A cidadania dos
surdos coloca-se de diferentes formas, sejam elas civilizadas e/ou coletivas e ainda
atravessadas por outras formas de cidadanias que não se restringem somente a esse grupo
sociocultural.
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