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Precarização do trabalho docente : a contratualização de professoras e professores temporários na rede pública municipal de Pelotas/RS.
dc.creator | Oliveira, João Henrique Figueredo de | |
dc.date.accessioned | 2021-02-04T15:43:05Z | |
dc.date.available | 2021-02-03 | |
dc.date.available | 2021-02-04T15:43:05Z | |
dc.date.issued | 2020-02-20 | |
dc.identifier.citation | Oliveira, João Henrique Figueredo de. Precarização do trabalho docente: a contratualização de professoras e professores temporários na rede pública municipal de Pelotas/RS. 2020. 188 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6971 | |
dc.description.abstract | Teaching work has undergone several changes, being the product of the new organization of capitalism, neoliberalism. The precariousness of the teaching profession is felt in different ways. Among them is the figure of temporary teachers, professionals who, even having the academic background to assume the teaching profession, face more degrading situations compared to their colleagues who are effective teachers. Temporary professionals do not have a series of labor rights and constantly live with the uncertainty of professional continuity. Thus, the present dissertation aims to analyze how temporary contracts precarious teaching work in the municipal public network of the city of Pelotas/RS. To achieve this objective, the work was organized in two methodological approaches, a quantitative and a qualitative way. The quantitative approach is based on data from the temporary teachers hired in the last seven years. The information was provided by the Municipal Secretariat of Education and Sport of Pelotas. The qualitative part was performed in two moments. First through a closed questionnaire directed to all temporary teachers of the network. And in the second moment, an open interview was held with six temporary teachers from Pelotas public school system. For data examination, content analysis was performed. As a result, it was observed that in the last seven years 556 temporary teachers were hired in the city of Pelotas. Of these, 298 will still be active by the beginning of 2020. All of these professionals work on an intensely precarious infrastructure, with lower salaries and part of their rights denied compared to their effective colleagues. In addition, the work of these professionals goes through a constant regulation by the secretary and a permanent uncertainty in the continuity of the work. Everything indicates that the presence of teachers and temporary teachers in the municipality of Pelotas means a reduction in investments for public coffers. At the same time, it demonstrates the public administration's lack of interest in education through the precariousness of teaching work. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Trabalho docente | pt_BR |
dc.subject | Precarização do trabalho | pt_BR |
dc.subject | Professor temporário | pt_BR |
dc.subject | Profissão docente | pt_BR |
dc.subject | Gerencialismo | pt_BR |
dc.subject | Teaching work | pt_BR |
dc.subject | Precarious work | pt_BR |
dc.subject | Temporary teacher | pt_BR |
dc.subject | Teaching profession | pt_BR |
dc.subject | Managerialism | pt_BR |
dc.title | Precarização do trabalho docente : a contratualização de professoras e professores temporários na rede pública municipal de Pelotas/RS. | pt_BR |
dc.title.alternative | Precariousness of the teaching work: the contractualization of temporary teachers in the municipal public system of Pelotas/RS. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | pt_BR | |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3455622343832048 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | pt_BR | |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4442388640917569 | pt_BR |
dc.description.resumo | O trabalho docente tem passado por diversas alterações, sendo elas produto da nova organização do capitalismo, o neoliberalismo. A precarização da profissão docente é sentida de diferentes maneiras. Entre elas destaca-se o regime da contratualização temporária de profissionais que mesmo tendo a formação acadêmica para assumir o magistério enfrentam situações mais degradantes em comparação aos seus colegas que são professoras e professores efetivos. Os profissionais temporários não têm uma série de direitos trabalhistas e constantemente convivem com a incerteza da continuidade profissional. Sendo assim, a presente dissertação tem como objetivo geral analisar como os contratos temporários precarizam o trabalho docente na rede pública municipal de Pelotas/RS. Para alcançar este objetivo o trabalho foi organizado em duas abordagens metodológicas uma quantitativa e outra qualitativa. A abordagem quantitativa parte dos dados das professoras e dos professores temporários contratados nos últimos sete anos. As informações foram fornecidas pela Secretaria Municipal de Educação e Desporto do município de Pelotas. Já a parte qualitativa foi realizada em dois momentos. Primeiro mediante um questionário fechado direcionado para todos os docentes temporários da rede. E no segundo momento foi feita uma entrevista aberta com seis professoras temporárias de rede de ensino pública de Pelotas. Para o exame dos dados foi realizado a análise de conteúdo. Como resultado, foi observado que nos últimos sete anos foram contratados 556 professores e professoras temporários no município de Pelotas. Dentre estes, 298 ainda estarão ativos até o início do ano de 2020. Todos estes profissionais trabalham em uma infraestrutura precária, de forma intensificada, com vencimentos menores e com parte dos direitos negados em comparação com os colegas efetivos. Além disso, o trabalho destes profissionais passa por uma constante regulação por parte da secretaria e uma permanente incerteza na continuidade no trabalho. Tudo indica que a presença das professoras e dos professores temporários no município de Pelotas significa para os cofres públicos uma redução nos investimentos. Simultaneamente, demonstra o desinteresse da administração pública pela educação mediante a precarização do trabalho docente. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Del Pino, Mauro Augusto Burkert |
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PPGE: Dissertações e Teses [792]
Abrange as Dissertações e Teses defendidas no PPGE.