Formação de qualidade e aperfeiçoamento na relação do professor com o aluno da Escola Missionária São Paulo em Lobito-Benguela/Angola: diálogos com Jean-Jacques Rousseau.
Resumo
Pesquisar a abordagem social e transformadora em Rousseau (1712-1778), a partir das suas ideias, é o estudo proposto para esta dissertação. Inicialmente, é apresentada uma breve memória do pesquisador como aluno em outras escolas e como professor durante cinco anos na Escola Missionária São Paulo, do I Ciclo do ensino secundário (7ª , 8ª e 9ª classes), no Lobito-Benguela/Angola, como ponto de partida de inspiração deste trabalho. Diante do decréscimo na qualidade de ensino secundário da parte dos alunos, pelo déficit que trazem do ensino primário e verificando que há casos de debilidade ética e moral (corrupção), tal situação permite-nos refletir sobre a melhoria da qualidade de ensino secundário, no Lobito e na referida escola. Cremos que Rousseau seria um pensador cuja teoria é adequada para pensar a situação educacional em Angola. Estabelecemos um diálogo com o filósofo, a partir das suas obras em geral, principalmente na obra Emílio ou Da Educação (1762), perspectivando o ensino de qualidade (formação de qualidade), do aluno, importante na vida como cidadão. Salientamos que Rousseau enfatiza a necessidade de tratar a criança como criança. Nesta perspectiva, acreditamos como importante que a obra do pensador baseie nosso texto, trazendo suas contribuições, destacando o papel primordial da educação na sociedade, pois, se formos conscientes deste nobre valor, poderemos dizer que a educação na idade adulta, sem uma boa construção desde a base, não conseguirá atingir um resultado adequado, que seria formar o homem para a vida na sociedade, baseada sobre princípios e regras, deveres e direitos. Rousseau valoriza a família na educação da criança, exigindo a participação de todos os membros. A pesquisa bibliográfica sobre Rousseau, aliada às leituras de comentadores representou nossa escolha metodológica. Após o percurso pelas obras do genebrino, confirmamos nossas expectativas por melhorias na maneira de conduzir o processo de ensino e aprendizagem dos professores da Escola Missionária São Paulo em Lobito, Angola.
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