Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorSouto, Luiza Kerstner
dc.date.accessioned2021-02-04T15:51:06Z
dc.date.available2021-02-03
dc.date.available2021-02-04T15:51:06Z
dc.date.issued2020-01-28
dc.identifier.citationSOUTO, Luiza Kerstner. Conhecimentos e experiências docentes construídos na formação inicial: o que revelam os registros reflexivos de estagiárias dos anos iniciais? 2020. 145 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6974
dc.description.abstractTaking into account that the Initial training received by training teachers is a fundamental part of their professional development, after all this is when knowledge and experiences of the teaching profession are constructed, attention to and research on this training moment are indispensable. This research aims to analyze reflective reports of training teachers of the Pedagogy Course, describing the knowledge and experiences built on teaching in the early years. This is a qualitative research, which was developed through the interpretative analysis of the data. Four reflective reports of training teachers from the early years were analyzed. Through reading and interpretation of the reflective reports, the following themes were listed for discussion: 1) School organization and operation; 2) Organization of pedagogical work: planning; 3) “Human, all too human the pedagogue”; 4) The other in the pedagogical relationship. From these themes were created subthemes that promoted the possibility of thinking and problematizing the original themes in a deeper and critical way. Aiming at a deeper and more critical reflection about this scenario, subthemes emerged from these main themes. The research discusses matters related to teaching as shown in the reflective reports, such as situations when there is doubt, uncertainty, fears, affection, carelessness, flaws, mediocrity, divisions and resistence. In paralel, it discusses training teachers’ development of strategies and know-how in what concerns the teaching act, a moment full of contradictions and tensions. It has been identified that the reflective reports allowed understanding about the type of knowledge and experiences built about teaching during the initial training. The reflections indicate varied teacher’s knowledge, showing the importance of comprehending pedagogy and teaching as theory-practice as a means through which knowledge can be build and reinterpreted by training teachers.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectFormação inicial de professorespt_BR
dc.subjectEstágio supervisionadopt_BR
dc.subjectDocência nos anos iniciaispt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectConhecimentospt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectSupervised internshippt_BR
dc.subjectTeaching at the primary educationpt_BR
dc.subjectPedagogypt_BR
dc.subjectKnowledgept_BR
dc.titleConhecimentos e experiências docentes construídos na formação inicial: o que revelam os registros reflexivos de estagiárias dos anos iniciais?pt_BR
dc.title.alternativeKnowledge built and experience gained in teacher training: what can be learnt with reflective reports from training teachers at primary education?pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0533357400304652pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7467574585513397pt_BR
dc.description.resumoA formação inicial é parte fundamental do processo de desenvolvimento profissional dos professores, sendo, por isso, indispensável a atenção e a investigação sobre esse momento de formação, no qual ocorrem construções de conhecimentos e experiências da profissão docente. A presente pesquisa tem como objetivo analisar registros reflexivos de estagiárias do Curso de Pedagogia, descrevendo os conhecimentos e as experiências construídos sobre a docência nos anos iniciais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, a qual foi desenvolvida por meio da análise interpretativa dos dados. Foram analisados 4 registros reflexivos de estagiárias em docência dos anos iniciais. Por meio da leitura e interpretação dos registros reflexivos, as seguintes temáticas foram elencadas para discussão: 1) Organização e funcionamento da escola; 2) Organização do trabalho pedagógico: planejamento; 3) “Humano, demasiado humano o pedagogo”; 4) O outro da relação pedagógica. A partir destas temáticas foram criadas subtemáticas que promoveram a possibilidade de pensar e problematizar as temáticas de maneira mais aprofundada e crítica. A pesquisa discute aspectos sobre a docência, os quais aparecem nos registros reflexivos, como situações de dúvidas, incertezas, medos, afetos, desafetos, falhas, mediocridade, rupturas e resistências. Da mesma forma, discute o desenvolvimento de estratégias e conhecimentos pelas estagiárias para a ação e compreensão do ato pedagógico, momento permeado de contradições e tensões. Percebe-se que os registros reflexivos proporcionaram uma compreensão sobre os conhecimentos e as experiências construídos sobre a docência nos anos iniciais. As reflexões realizadas apontam para a multiplicidade de conhecimentos do professor, demonstrando a importância da compreensão da pedagogia e da docência como teoria-prática para que estes conhecimentos sejam construídos e (re)interpretados pelas professoras em formação.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Nörnberg, Marta


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem