dc.creator | Saraiva, Manuella Rasch | |
dc.date.accessioned | 2021-02-04T15:51:53Z | |
dc.date.available | 2021-02-03 | |
dc.date.available | 2021-02-04T15:51:53Z | |
dc.date.issued | 2020-09-25 | |
dc.identifier.citation | SARAIVA, Manuella Rasch. A mediação da leitura literária e o uso do livro como recursos terapêuticos na hospitalização infantil. 2020. 128 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação. Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6975 | |
dc.description.abstract | This research has as objective to analyze contributions from mediation of literary
reading and the use of the book as therapeutic resources in the relief of tensions
generated in children's hospitalization. The qualitative study (CRESWELL, 2010)
followed the participant-observation procedures present in the interpretative research
(GRAUE; WALSH, 2003). Twelve hospitalized children between 3 and 12 years old
participated in the research, and the approach involved 39 interventions in which
literary reading mediation and book lending were practiced. Also, 12 interviews were
also carried out and a questionnaire was answered by 16 healthcare professionals in
the pediatric sector. Moreover, a field diary was used to record the observations. For
the theoretical discussion, the main concepts used were: literature (REYES, 2012),
literary reading (PAULINO, 2020), reading (PETIT, 2013, 2008; MACHADO, 2012
CASTRILLÓN, 2011), mediation (BAJOUR, 2013), books (COLOMER, 2017), literary
literacy (COSSON, 2019), bibliotherapy (CALDIN, 2001), therapeutic resource
(PRADO; BARTALOTTI; 2001). The results of this study indicated contributions from
the mediation of literary reading and the use of books during the children's
hospitalization period, such as: reading as a refuge, overcoming fears, the feeling of
safety, mothers as mediators of reading, reading as a pain reliever in the postoperative
period and boredom, the peculiar use of books in daily lives, identification with the book
character with subsequent introjection of the story. The mediation of literary reading
and the use of the book can be considered effective therapeutic resources for the
possibility of a humanization strategy, in order to promote the ambience of children in
hospital. As contributions to the areas of Education and Health, there was a dialogue
between both of them about the use of books and the mediation of literary reading as
therapeutic resources in the hospital, reaching an alternative environment, different
from the usual one. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Mediação da leitura literária | pt_BR |
dc.subject | Uso do livro | pt_BR |
dc.subject | Hospitalização infantil | pt_BR |
dc.subject | Educação e saúde | pt_BR |
dc.subject | Mediation of literary reading | pt_BR |
dc.subject | The use of books | pt_BR |
dc.subject | Child hospitalization | pt_BR |
dc.subject | Education and health | pt_BR |
dc.title | A mediação da leitura literária e o uso do livro como recursos terapêuticos na hospitalização infantil. | pt_BR |
dc.title.alternative | Reading mediation and the use of books as therapeutic resources in children's hospitalization. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7413408691853667 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2559006899606199 | pt_BR |
dc.description.resumo | A pesquisa teve o objetivo de analisar contribuições da mediação da leitura literária e
do uso do livro como recursos terapêuticos no alívio das tensões geradas na
hospitalização infantil. O estudo qualitativo (CRESWELL, 2010) contou com os
procedimentos da observação-participante presente na pesquisa interpretativa
(GRAUE; WALSH, 2003). Participaram da pesquisa 12 crianças hospitalizadas, entre
3 e 12 anos incompletos, ao longo de 39 intervenções nas quais foram realizadas
mediações de leitura literária e empréstimo de livros. Também foram realizadas 12
entrevistas e um questionário foi respondido por 16 profissionais de saúde do setor de
pediatria. Além disso, foi utilizado um diário de campo para os registros das
observações. Para a discussão teórica, os conceitos principais foram: literatura
(REYES, 2012), leitura literária (PAULINO, 2020), leitura (PETIT, 2013, 2008;
MACHADO, 2012 CASTRILLÓN, 2011), mediação (BAJOUR, 2013), livros
(COLOMER, 2017), letramento literário (COSSON, 2019), biblioterapia (CALDIN,
2001), recurso terapêutico (PRADO; BARTALOTTI; 2001). Os resultados deste estudo
revelaram contribuições da mediação da leitura literária e do uso do livro durante o
período de hospitalização das crianças, tais como: a leitura como refúgio o refúgio nos
livros, a superação de medos, a proveniente sensação de segurança, as mães como
mediadores de leitura, a leitura como aliviadora de dor no pós-operatório e do tédio, o
uso peculiar do livro no seu cotidiano, a identificação com a personagem com posterior
introjeção da história lida. A mediação da leitura literária e o uso do livro podem ser
considerados recursos terapêuticos potentes para a viabilização de uma estratégia de
humanização, a fim de fomentar a ambiência das crianças no hospital. Como
contribuições para as áreas da Educação e Saúde, houve o diálogo de ambas acerca
do uso dos livros e da mediação da leitura literária como recursos terapêuticos
utilizados no hospital, chegando a um ambiente diferente do considerado habitual. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Thies, Vania Grim | |