Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorSaraiva, Manuella Rasch
dc.date.accessioned2021-02-04T15:51:53Z
dc.date.available2021-02-03
dc.date.available2021-02-04T15:51:53Z
dc.date.issued2020-09-25
dc.identifier.citationSARAIVA, Manuella Rasch. A mediação da leitura literária e o uso do livro como recursos terapêuticos na hospitalização infantil. 2020. 128 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação. Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6975
dc.description.abstractThis research has as objective to analyze contributions from mediation of literary reading and the use of the book as therapeutic resources in the relief of tensions generated in children's hospitalization. The qualitative study (CRESWELL, 2010) followed the participant-observation procedures present in the interpretative research (GRAUE; WALSH, 2003). Twelve hospitalized children between 3 and 12 years old participated in the research, and the approach involved 39 interventions in which literary reading mediation and book lending were practiced. Also, 12 interviews were also carried out and a questionnaire was answered by 16 healthcare professionals in the pediatric sector. Moreover, a field diary was used to record the observations. For the theoretical discussion, the main concepts used were: literature (REYES, 2012), literary reading (PAULINO, 2020), reading (PETIT, 2013, 2008; MACHADO, 2012 CASTRILLÓN, 2011), mediation (BAJOUR, 2013), books (COLOMER, 2017), literary literacy (COSSON, 2019), bibliotherapy (CALDIN, 2001), therapeutic resource (PRADO; BARTALOTTI; 2001). The results of this study indicated contributions from the mediation of literary reading and the use of books during the children's hospitalization period, such as: reading as a refuge, overcoming fears, the feeling of safety, mothers as mediators of reading, reading as a pain reliever in the postoperative period and boredom, the peculiar use of books in daily lives, identification with the book character with subsequent introjection of the story. The mediation of literary reading and the use of the book can be considered effective therapeutic resources for the possibility of a humanization strategy, in order to promote the ambience of children in hospital. As contributions to the areas of Education and Health, there was a dialogue between both of them about the use of books and the mediation of literary reading as therapeutic resources in the hospital, reaching an alternative environment, different from the usual one.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectMediação da leitura literáriapt_BR
dc.subjectUso do livropt_BR
dc.subjectHospitalização infantilpt_BR
dc.subjectEducação e saúdept_BR
dc.subjectMediation of literary readingpt_BR
dc.subjectThe use of bookspt_BR
dc.subjectChild hospitalizationpt_BR
dc.subjectEducation and healthpt_BR
dc.titleA mediação da leitura literária e o uso do livro como recursos terapêuticos na hospitalização infantil.pt_BR
dc.title.alternativeReading mediation and the use of books as therapeutic resources in children's hospitalization.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7413408691853667pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2559006899606199pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa teve o objetivo de analisar contribuições da mediação da leitura literária e do uso do livro como recursos terapêuticos no alívio das tensões geradas na hospitalização infantil. O estudo qualitativo (CRESWELL, 2010) contou com os procedimentos da observação-participante presente na pesquisa interpretativa (GRAUE; WALSH, 2003). Participaram da pesquisa 12 crianças hospitalizadas, entre 3 e 12 anos incompletos, ao longo de 39 intervenções nas quais foram realizadas mediações de leitura literária e empréstimo de livros. Também foram realizadas 12 entrevistas e um questionário foi respondido por 16 profissionais de saúde do setor de pediatria. Além disso, foi utilizado um diário de campo para os registros das observações. Para a discussão teórica, os conceitos principais foram: literatura (REYES, 2012), leitura literária (PAULINO, 2020), leitura (PETIT, 2013, 2008; MACHADO, 2012 CASTRILLÓN, 2011), mediação (BAJOUR, 2013), livros (COLOMER, 2017), letramento literário (COSSON, 2019), biblioterapia (CALDIN, 2001), recurso terapêutico (PRADO; BARTALOTTI; 2001). Os resultados deste estudo revelaram contribuições da mediação da leitura literária e do uso do livro durante o período de hospitalização das crianças, tais como: a leitura como refúgio o refúgio nos livros, a superação de medos, a proveniente sensação de segurança, as mães como mediadores de leitura, a leitura como aliviadora de dor no pós-operatório e do tédio, o uso peculiar do livro no seu cotidiano, a identificação com a personagem com posterior introjeção da história lida. A mediação da leitura literária e o uso do livro podem ser considerados recursos terapêuticos potentes para a viabilização de uma estratégia de humanização, a fim de fomentar a ambiência das crianças no hospital. Como contribuições para as áreas da Educação e Saúde, houve o diálogo de ambas acerca do uso dos livros e da mediação da leitura literária como recursos terapêuticos utilizados no hospital, chegando a um ambiente diferente do considerado habitual.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Thies, Vania Grim


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem