Mostrar el registro sencillo del ítem
A poética na docência: a apresentação do mundo pelo “artista-professor”.
dc.creator | Requião, Renata Azevedo | pt_BR |
dc.creator | Cansi, Lislaine Sirsi | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-02-16T23:47:05Z | |
dc.date.available | 2021-02-16T23:47:05Z | |
dc.date.issued | 2020 | |
dc.identifier.citation | CANSI, Lislaine Sirsi ; REQUIÃO, Renata Azevedo. A poética na docência: a apresentação do mundo pelo ?artista-professor?. REVISTA PEDAGÓGICA (CHAPECÓ. ONLINE), v. 22, p. 1-18-18, 2020. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4771. Acesso em: 12 de fev. de 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7044 | |
dc.description.abstract | Este artigo apresenta uma reflexão crítica sobre Educação e Arte concernente ao espaço escolar. Para tanto, os conceitos de “crise”, “natalidade” e “poiesis”, de Hannah Arendt, subsidiam a primeira parte do texto e conduzem ao pensamento do sujeito nomeado como “artista-professor”, estruturado a partir de Deleuze, Guattari, Larrosa, Vinhosa e Barthes. Em seguida, discorre-se sobre uma prática educativa compreendida como a apresentação do mundo aos estudantes pelo “artista-professor”, tendo como mote questões relevantes na contemporaneidade, no caso a categoria “território”. A prática, planejada a partir de Adriano Labbucci, intenta oportunizar experiência para estudantes do curso de licenciatura em Artes Visuais, futuros professores atuantes no espaço escolar. Tal proposta advém da crença de que a experiência vivida em seu decurso pressupõe criação e reinvenção, conduzindo os estudantes a uma “vida nova”, comprometidos com o mundo e capazes de enfrentar a crise sem preconceitos. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | UnoChapecó | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Profissão docente | pt_BR |
dc.subject | Arte | pt_BR |
dc.subject | Artista-professor | pt_BR |
dc.subject | Prática educativa | pt_BR |
dc.subject | Território | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.subject | Art | pt_BR |
dc.subject | Artist-teacher | pt_BR |
dc.subject | Educational practice | pt_BR |
dc.subject | Territory | pt_BR |
dc.subject | Educación | pt_BR |
dc.subject | Artista-profesor | pt_BR |
dc.subject | Práctica educativa | pt_BR |
dc.title | A poética na docência: a apresentação do mundo pelo “artista-professor”. | pt_BR |
dc.title.alternative | A poetic in teaching: the presentation of the world by “artist-teacher”. | pt_BR |
dc.title.alternative | La poética en la docencia: la presentación del mundo por el “artista-profesor”. | pt_BR |
dc.type | article | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.4771 |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
Artes Visuais: Artigos avaliados por pares [19]
Abrange os arquivos de periódicos da área de Artes visuais.