Mostrar registro simples

dc.creatorRequião, Renata Azevedopt_BR
dc.creatorCansi, Lislaine Sirsipt_BR
dc.date.accessioned2021-02-16T23:47:05Z
dc.date.available2021-02-16T23:47:05Z
dc.date.issued2020
dc.identifier.citationCANSI, Lislaine Sirsi ; REQUIÃO, Renata Azevedo. A poética na docência: a apresentação do mundo pelo ?artista-professor?. REVISTA PEDAGÓGICA (CHAPECÓ. ONLINE), v. 22, p. 1-18-18, 2020. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4771. Acesso em: 12 de fev. de 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7044
dc.description.abstractEste artigo apresenta uma reflexão crítica sobre Educação e Arte concernente ao espaço escolar. Para tanto, os conceitos de “crise”, “natalidade” e “poiesis”, de Hannah Arendt, subsidiam a primeira parte do texto e conduzem ao pensamento do sujeito nomeado como “artista-professor”, estruturado a partir de Deleuze, Guattari, Larrosa, Vinhosa e Barthes. Em seguida, discorre-se sobre uma prática educativa compreendida como a apresentação do mundo aos estudantes pelo “artista-professor”, tendo como mote questões relevantes na contemporaneidade, no caso a categoria “território”. A prática, planejada a partir de Adriano Labbucci, intenta oportunizar experiência para estudantes do curso de licenciatura em Artes Visuais, futuros professores atuantes no espaço escolar. Tal proposta advém da crença de que a experiência vivida em seu decurso pressupõe criação e reinvenção, conduzindo os estudantes a uma “vida nova”, comprometidos com o mundo e capazes de enfrentar a crise sem preconceitos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUnoChapecópt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectProfissão docentept_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectArtista-professorpt_BR
dc.subjectPrática educativapt_BR
dc.subjectTerritóriopt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectArtpt_BR
dc.subjectArtist-teacherpt_BR
dc.subjectEducational practicept_BR
dc.subjectTerritorypt_BR
dc.subjectEducaciónpt_BR
dc.subjectArtista-profesorpt_BR
dc.subjectPráctica educativapt_BR
dc.titleA poética na docência: a apresentação do mundo pelo “artista-professor”.pt_BR
dc.title.alternativeA poetic in teaching: the presentation of the world by “artist-teacher”.pt_BR
dc.title.alternativeLa poética en la docencia: la presentación del mundo por el “artista-profesor”.pt_BR
dc.typearticlept_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.22196/rp.v22i0.4771


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples