Show simple item record

dc.creatorFalkembach, Maria Fonseca
dc.date.accessioned2021-03-03T10:42:46Z
dc.date.available2021-03-03T10:42:46Z
dc.date.issued2019
dc.identifier.citationFALKEMBACH, Maria Fonseca. Perspectiva da educação somática no currículo do Ensino Básico: dança e relações de poder no corpo. Urdimento (UDESC), v. 1, p. 129-143, 2019. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101342019129. Acesso em: 2 de março de 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7203
dc.description.abstractO processo recente de inserção da dança como componente curricular obri-gatório no ensino de Arte na escola apre-senta tensões que evidenciam desalinho entre os saberes da dança e os saberes escolares. O texto reflete sobre os pro-blemas enfrentados por uma professora de dança, cuja prática artística emerge da perspectiva da educação somática, ao compor o currículo em uma escola pública no Rio Grande do Sul. Os dados foram produzidos em uma pesquisa com base na Etnografia Performativa e analisados desde as ferramentas teóricas de Michel Foucault. Evidencia que o currículo é campo de luta política e descreve como a perspectiva da educação somática ocupa lugar nas relações de poder na escola.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUDESCpt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectPedagogia da dançapt_BR
dc.subjectEducação somáticapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectDance educationpt_BR
dc.subjectSomatic educationpt_BR
dc.subjectSchoolpt_BR
dc.subjectCurriculumpt_BR
dc.titlePerspectiva da educação somática no currículo do Ensino Básico: dança e relações de poder no corpo.pt_BR
dc.title.alternativeThe somatic education perspective in the curriculum of primary and secondary school: dance and power relations in the body.pt_BR
dc.typearticlept_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.5965/1414573101342019129


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record