dc.creator | Falkembach, Maria Fonseca | |
dc.date.accessioned | 2021-03-03T10:42:46Z | |
dc.date.available | 2021-03-03T10:42:46Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.identifier.citation | FALKEMBACH, Maria Fonseca. Perspectiva da educação somática no currículo do Ensino Básico: dança e relações de poder no corpo. Urdimento (UDESC), v. 1, p. 129-143, 2019. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101342019129. Acesso em: 2 de março de 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7203 | |
dc.description.abstract | O processo recente de inserção da dança como componente curricular obri-gatório no ensino de Arte na escola apre-senta tensões que evidenciam desalinho entre os saberes da dança e os saberes escolares. O texto reflete sobre os pro-blemas enfrentados por uma professora de dança, cuja prática artística emerge da perspectiva da educação somática, ao compor o currículo em uma escola pública no Rio Grande do Sul. Os dados foram produzidos em uma pesquisa com base na Etnografia Performativa e analisados desde as ferramentas teóricas de Michel Foucault. Evidencia que o currículo é campo de luta política e descreve como a perspectiva da educação somática ocupa lugar nas relações de poder na escola. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | UDESC | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia da dança | pt_BR |
dc.subject | Educação somática | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | Dance education | pt_BR |
dc.subject | Somatic education | pt_BR |
dc.subject | School | pt_BR |
dc.subject | Curriculum | pt_BR |
dc.title | Perspectiva da educação somática no currículo do Ensino Básico: dança e relações de poder no corpo. | pt_BR |
dc.title.alternative | The somatic education perspective in the curriculum of primary and secondary school: dance and power relations in the body. | pt_BR |
dc.type | article | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.5965/1414573101342019129 | |