Show simple item record

dc.creatorSilva, Carlos Ricardo Becker
dc.date.accessioned2021-03-10T09:35:50Z
dc.date.available2021-03-10T09:35:50Z
dc.date.issued2019-08-26
dc.identifier.citationSILVA, Carlos Ricardo Becker. Relacionamento social e aprendizagem motora em idosos. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Escola Superior de Educação Física. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7249
dc.description.abstractRecent studies have shown that providing individuals with instructions supporting the need for social relationships has improved motor learning in young adults (GONZALEZ; CHIVIACOWSKY, 2016; CHIVIACOWSKY et al., 2019). The present study aimed to observe the effects of practice satisfying the basic psychological need for relatedness on the learning a motor skill, self-efficacy, motivation and affection in older adults. Forty-five participants, men and women, participated in the study, divided into three groups: relatedness support group (RS), frustrated relatedness group (RF), and control group (CG). The RS group received instructions that emphasized recognition, proximity and interest, whereas the RF group received instructions that emphasized personal disinterest and detachment. The control group did not receive relatedness instructions. The task consisted in riding the pedalo the 7-meter straight line as quickly as possible. After the pre-test and the practice phase, and before the retention test, participants answered questionnaires in oder to evaluate perceived self-efficacy, motivation and affection in each group. The results showed higher performance and learning, as well as higher scores of self-efficacy, motivation and positive affect, for participants of the RS group relative to the RF and CG groups. Such findings allow the conclusion that practice conditions offering instructions that express proximity and interest in learners' experiences, meeting the need for social relationship, increase performance and motor learning, as well as self-efficacy, motivation and affection in older adultspt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagem motorapt_BR
dc.subjectIdosospt_BR
dc.subjectMotivationpt_BR
dc.subjectMotor learningpt_BR
dc.subjectOlder adultspt_BR
dc.titleRelacionamento social e aprendizagem motora em idosospt_BR
dc.title.alternativeSocial relatedness and motor learning in older adultspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7834407468690770pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3676627708423832pt_BR
dc.description.resumoEstudos recentes demonstram que fornecer aos indivíduos instruções que satisfaçam a necessidade psicológica básica de relacionamento social melhora o processo de aprendizagem motora em adultos jovens (GONZALEZ; CHIVIACOWSKY, 2016; CHIVIACOWSKY et al., 2019). O objetivo do presente estudo foi observar os efeitos do suporte ao relacionamento social na aprendizagem de uma habilidade motora, bem como nos níveis de autoeficácia, motivação e afeto em idosos. Participaram do estudo 45 idosos de ambos os sexos, divididos em três grupos: grupo suporte ao relacionamento (SR), grupo relacionamento frustrado (RF) e grupo controle (GC). O grupo SR recebeu instruções que ressaltavam o reconhecimento, a proximidade e o interesse. Já o grupo RF recebeu instruções que enfatizavam o desinteresse e distanciamento pessoal. Finalmente, o GC recebeu apenas informações gerais. A tarefa a ser aprendida consistiu em percorrer, no menor tempo possível, um percurso em linha reta de 7 metros de distância sobre um pedalo. Após o pré-teste, após a fase de prática e antes da fase de retenção, os participantes responderam aos questionários, buscando avaliar a autoeficácia percebida, a motivação e o afeto em cada grupo. Os resultados demonstraram que os idosos do grupo SR obtiveram maior desempenho e aprendizagem, bem como maiores escores de autoeficácia, motivação e afeto positivo em comparação ao grupo RF e GC. Conclui-se que condições de prática que ofertam instruções que manifestam proximidade e interesse nas experiências dos aprendizes, atendendo à necessidade de relacionamento, eleva o desempenho, melhorando a aprendizagem motora, autoeficácia, motivação e afeto em idosos.pt_BR
dc.publisher.departmentEscola Superior de Educação Físicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Clark, Suzete Chiviacowsky


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record