Relacionamento social e aprendizagem motora em idosos
Resumen
Estudos recentes demonstram que fornecer aos indivíduos instruções que satisfaçam a necessidade psicológica básica de relacionamento social melhora o processo de aprendizagem motora em adultos jovens (GONZALEZ; CHIVIACOWSKY, 2016; CHIVIACOWSKY et al., 2019). O objetivo do presente estudo foi observar os efeitos do suporte ao relacionamento social na aprendizagem de uma habilidade motora, bem como nos níveis de autoeficácia, motivação e afeto em idosos. Participaram do estudo 45 idosos de ambos os sexos, divididos em três grupos: grupo suporte ao relacionamento (SR), grupo relacionamento frustrado (RF) e grupo controle (GC). O grupo SR recebeu instruções que ressaltavam o reconhecimento, a proximidade e o interesse. Já o grupo RF recebeu instruções que enfatizavam o desinteresse e distanciamento pessoal. Finalmente, o GC recebeu apenas informações gerais. A tarefa a ser aprendida consistiu em percorrer, no menor tempo possível, um percurso em linha reta de 7 metros de distância sobre um pedalo. Após o pré-teste, após a fase de prática e antes da fase de retenção, os participantes responderam aos questionários, buscando avaliar a autoeficácia percebida, a motivação e o afeto em cada grupo. Os resultados demonstraram que os idosos do grupo SR obtiveram maior desempenho e aprendizagem, bem como maiores escores de autoeficácia, motivação e afeto positivo em comparação ao grupo RF e GC. Conclui-se que condições de prática que ofertam instruções que manifestam proximidade e interesse nas experiências dos aprendizes, atendendo à necessidade de relacionamento, eleva o desempenho, melhorando a aprendizagem motora, autoeficácia, motivação e afeto em idosos.
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