Grupo de dança do Colégio Municipal Pelotense...por trás das cortinas... um apanhado histórico
Resumen
Neste trabalho buscamos aprofundar o estudo baseado na visão de dança como possibilidade pedagógica no contexto escolar. Desta forma podemos notar que a sua prática na escola, com uma visão voltada para a educação, ainda caminha a passos lentos, mas percebemos que existem iniciativas embasadas na valorização de um processo educativo através da dança escolar.Este estudo busca como objetivo principal analisar o processo educativo da dança trabalhada no Colégio Municipal Pelotense a partir da reconstrução histórica de suas memórias. Também pretendemos de forma mais específica reconstruir as memórias da Dança Escolar no Colégio Municipal Pelotense, fundamentar os caminhos pelos quais a dança se insere na escola e o seu significado neste contexto e analisar a contribuição da dança na escola como projeto extra-classe, trabalhada de forma educativa.Considerando o objetivo de caracterizar qualitativamente o significado e importância da dança no Colégio Municipal Pelotense, através da memória e da reconstrução de um período em que fui aluna e, logo após, professora desta mesma escola, buscamos desvendar memórias, vivências, lembranças e a importância que a dança possui na vida das pessoas envolvidas no projeto.Através de um estudo descritivo exploratório buscamos desvendar alguns elementos da história a partir dos relatos orais dos sujeitos envolvidos, e em complementaridade com o uso de outras fontes escritas, iconográficas, materiais etc. Neste movimento de compreender esse espaço me autorizei enquanto pesquisadora, a dar sentido às falas, me tornando parte dessas narrativas. Os métodos e instrumentos de coleta de dados utilizados neste estudo foram: a entrevista semi-estruturada, em que coletamos os depoimentos das duas professoras que estiveram no grupo durante uma trajetória importante neste contexto; já para análise documental foram utilizados materiais produzidos tanto nas aulas de dança, nos espetáculose no rastreamento de documentos, publicações em jornais da cidade e acervos que alguns alunos e ex-alunos possuem.No processo de construção de interpretação dos resultados, foi utilizada a análise de conteúdo tomando como base os estudos deBardin.Os resultados desta pesquisasão extremamente satisfatórios, pois demonstram a importância da dança na escola visando uma educação que busque transformação social.
Colecciones
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: