Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorSantos, Josiane Nunes dos
dc.date.accessioned2021-04-19T23:30:58Z
dc.date.available2021-04-19
dc.date.available2021-04-19T23:30:58Z
dc.date.issued2020-12-18
dc.identifier.citationSANTOS, Josiane Nunes dos. Investigando a prática pedagógica docente em um Instituto Federal: um estudo de caso: um olhar na perspectiva do pensamento maiêutico socrático. 169 f. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7416
dc.description.abstractThe present research presents a qualitative approach, with case study characteristics, it is directed towards the pedagogical practice of a teacher who develops maieutics socratic and matetic in his educational practice. The objective of the research was to investigate principles and foundations that support the pedagogical practice of a teacher at a professional education institution in the city of Pelotas/RS, highlighting those that arouse the student's desire to learn. As instruments for data collection, records of the researcher, class diaries and student project reports were used, as well as semi-structured interviews with the teacher and students of the professor's optional subject, the focus of the research. The method of data analysis was done through descriptive analysis and content analysis. From the results found, it could be inferred that the investigated teacher presents evidence of an innovative pedagogical practice, having as principles and foundations that underpin his practice the ability to awaken creativity in his students, as well as encourage them to work in a collaborative (cooperation), in addition to encouraging, from the construction of projects, the autonomy of students. As a product of the dissertation, an interactive e-book was developed in which it presents the theoretical contribution and peculiarities of the research environment.pt_BR
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqpt_BR
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - FAPERGSpt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.subjectEnsino Técnico e Tecnológicopt_BR
dc.subjectInovação Pedagógicapt_BR
dc.subjectPrática Pedagógicapt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectTechnical and Technological Educationpt_BR
dc.subjectPedagogical Innovationpt_BR
dc.subjectPedagogical Practicept_BR
dc.titleInvestigando a prática pedagógica docente em um instituto federal: um estudo de caso: um olhar na perspectiva do pensamento maiêutico socrático.pt_BR
dc.title.alternativeInvestigating teaching pedagogical practice in a federal institute: a case study: a look from the perspective of Socratic maieutic thinking.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7595654994439371pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3175374822926072pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Carlan, Francele de Abreu
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9327222157358583pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa, com características de estudo de caso. Direciona-se para a prática pedagógica de um professor que desenvolve a maiêutica socrática em sua prática educativa. O objetivo da pesquisa foi investigar princípios e fundamentos que sustentam a prática pedagógica de um docente de uma instituição de educação profissional do município de Pelotas/RS, destacando aquelas que despertam o desejo de aprender no aluno. Como instrumentos para coleta de dados, foram utilizados registros da pesquisadora, diários de aula e relatórios de projetos dos alunos, bem como entrevistas semiestruturadas com o docente e discentes da disciplina optativa do professor, foco da pesquisa. O método utilizado para a análise dos dados foi análise descritiva e análise de conteúdo. A partir dos resultados encontrados, pôde-se inferir que o docente investigado apresenta indícios de uma prática pedagógica inovadora, tendo como princípios e fundamentos que suleiam sua prática a capacidade de despertar a criatividade em seus alunos, bem como incentivá-los a trabalhar de forma colaborativa (cooperação), além de encorajar, a partir da construção de projetos, a autonomia dos estudantes. Como produto da dissertação, foi desenvolvido um e-book interativo que apresenta o aporte teórico resumido e peculiaridades do ambiente da pesquisa.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Xavier, Regina Trilho Otero


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem