dc.creator | Silva, Denise Alves da | |
dc.date.accessioned | 2021-04-28T18:57:57Z | |
dc.date.available | 2021-04-28 | |
dc.date.available | 2021-04-28T18:57:57Z | |
dc.date.issued | 2021-03-31 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Denise Alves da. Cartografias Autopoiéticas da Docência: uma reflexão epistemológica e pedagógica no Ensino Superior. 2021. 121 f. Dissertação (Mestrado Profissional) - Programa de Pós-Graduação no Ensino de Ciências e Matemática, Faculdade de Educação. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7422 | |
dc.description.abstract | This dissertation proposes a reflection on an epistemological and pedagogical dimension of the
teacher in Higher Education, based on the Biology of Knowledge, which defines the concept
of cognition as creation, autopoiesis, opposing the dogmatic image of thought, based on
representation and on rationalities imposed on the phenomenon of knowing. Its objective was
to map the teacher's cognitive experience in the relational space of the Higher Education
classroom, its epistemologies, the emotions that are present in the act of teaching and
implications of this over the students' autopoiesis. A research conducted at the Federal
University of Rio Grande - FURG, Santa Vitória do Palmar campus. The discussion took place
under the visualization of two territories: the territory of emotioning and the territory of
relationing. It was noticed the existence of pulsations that cross the two territories: the
pulsations of affections and the pulsations of (un)rooting. In these territories, teaching moves
through flows, in a flow intertwined of emotioning and rationality. The subjects experience
other paths in their autopoietic organization. The intensity that goes through them in educational
practice is of the order of pleasure, satisfaction, responsibility, but also of discomfort and
difficulties. The map as an acentric system in this cartography, different from the decal had
multiple entries and choices, in which the autopoietic subjects of this research explain the
experience of being a teacher and the phenomenon of knowing from the coherence of their
experiences and also, from the different domains of reality in their interactions with students in
the relational space of the classroom. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Autopoiese | pt_BR |
dc.subject | Experiência cognitiva | pt_BR |
dc.subject | Ensino Superior | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Autopoiesis | pt_BR |
dc.subject | Cognitive experience | pt_BR |
dc.subject | Higher education | pt_BR |
dc.subject | Learning | pt_BR |
dc.title | Cartografias Autopoiéticas da Docência: uma reflexão epistemológica e pedagógica no Ensino Superior. | pt_BR |
dc.title.alternative | Autopoietic Cartography of Teaching: an epistemological and pedagogical in Higher Education. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4340404118203880 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3025226898731035 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta dissertação se propõe a uma reflexão sobre a dimensão epistemológica e pedagógica do
professor no Ensino Superior, a partir da Biologia do Conhecer que define o conceito de
cognição como criação, autopoiese, opondo-se a imagem dogmática do pensamento, pautada
na representação e em racionalidades impostas ao fenômeno do conhecer. Sua intenção foi
cartografar a experiência cognitiva do professor no espaço relacional da sala de aula do Ensino
Superior, suas epistemologias, as emoções que se fazem presentes no ato de ensinar e as
implicações disso sobre a autopoiese dos estudantes. A pesquisa foi realizada na Universidade
Federal do Rio Grande – FURG, campus Santa Vitória do Palmar. A discussão ocorreu sob a
visualização de dois territórios: o território do emocionar(se) e o território do relacionar(se).
Percebeu-se a existência de pulsações que percorrem os dois territórios: as pulsações dos afetos
e as pulsações dos des(enraizamentos). Nestes territórios, a docência transita por fluxos, num
fluir entrelaçado de emocionar e racionalidade. Os sujeitos experimentam outros caminhos na
sua organização autopoiética. A intensidade que os percorre na prática educativa é da ordem
do prazer, da satisfação, da responsabilidade, mas também de desconforto e dificuldades. O
mapa como sistema acêntrico nesta cartografia, diferente do decalque teve múltiplas entradas e
saídas, nas quais os sujeitos autopoiéticos desta pesquisa explicam a experiência de ser um
professor e o fenômeno do conhecer a partir das coerências de suas experiências e também, a
partir dos diferentes domínios de realidade em suas interações com os estudantes no espaço
relacional da sala de aula. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Gil, Robledo Lima | |