Mostrar registro simples

dc.creatorAssumpção, Ieda Lourdes Gomes de
dc.date.accessioned2021-05-04T22:50:25Z
dc.date.available2021-05-04T22:50:25Z
dc.date.issued2020-11-30
dc.identifier.citationASSUMPÇÃO, Ieda Lourdes Gomes de. Didática e identidades: corpos em movimento de licenciandos de um Curso de Letras. Tese (Doutorado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras, Centro de Letras e Comunicação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas/RS, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7462
dc.description.abstractThis research aimed to investigate/analyze the effects of meaning constituted in the narrative interviews of three students of a Language Course from a community university in southern Brazil. The intention was to study how didactics could foster an insurgent pedagogical practice from the analysis of narratives about how these students deal with these concepts and start operating with them in the construction of their teaching identities from language(s). To this end, the study was based on the field of Indisciplinary Applied Linguistics, in tune with Cultural Studies, based on the relationship between language and the production of identities, considering the role that narratives play in the process of identity construction, in order to propose an organization of discourses in social spaces. Therefore, the methodology proposed is based on the analysis of the narratives of the undergraduates from the use of didactics. The result of this investigation regarding teacher education points to clues to reflect on the perspective of decoloniality, proposals and formative strategies experienced through didactic mediations promoted throughout the training course of research subjects.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectLetraspt_BR
dc.subjectIdentidadespt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectDecolonialidadept_BR
dc.subjectNarrativaspt_BR
dc.subjectIdentitiespt_BR
dc.subjectTeachers formationpt_BR
dc.subjectDidacticspt_BR
dc.subjectDecolonialitypt_BR
dc.subjectNarrativespt_BR
dc.titleDidática e identidades: corpos em movimento de licenciandos de um curso de Letraspt_BR
dc.title.alternativeDidactics and identities: moving bodies of graduates of the language coursept_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0499568251715475pt_BR
dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/9914415339003085pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo investigar/analisar os efeitos de sentido constituídos nas entrevistas narrativas de três licenciandos de um Curso de Letras de uma universidade comunitária do sul do Brasil. A pretensão foi estudar como a didática poderia fomentar uma prática pedagógica insurgente a partir da análise de narrativas sobre como estes alunos lidam com tais conceitos e passam a operar com eles na construção de suas identidades docentes a partir da(s) linguagem(ns). Para tanto, o estudo foi embasado no campo da Linguística Aplicada Indisciplinar, em sintonia com os Estudos Culturais, tendo como argumento a relação entre a linguagem e a produção de identidades, considerando a função que as narrativas desempenham no processo de construção identitária, no sentido de propor uma organização dos discursos nos espaços sociais. Assim, a metodologia proposta está pautada na análise das narrativas dos licenciandos a partir da utilização da didática. O resultado desta investigação quanto à formação de professores aponta indícios para refletir sobre a perspectiva da decolonialidade, das propostas e das estratégias formativas vivenciadas por meio das mediações didáticas promovidas ao longo do curso de formação dos sujeitos de pesquisa.pt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Letras e Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Freitas, Letícia Fonseca Richthofen de


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples