Memórias costuradas: o traje da noiva em fotografias de casamento (1920-1969).
Abstract
O presente trabalho traz como referência inicial uma peça clássica do teatro
brasileiro de Nelson Rodrigues “Vestido de Noiva”, analisando o histórico do
surgimento da moda como campo de conhecimento. O vestuário tem, neste texto, o
intuito de ressaltar o sentido simbólico da roupa, na condição de documento, de
suporte informativo. Partindo do princípio em que a roupa, e, sobretudo, esta que se
configura emblemática para um rito social determinante para a vida privada, em
especial, a feminina, pode ser ordenada, armazenada e recuperada como fonte no
campo simbólico do vestuário. O estudo das práticas vestimentares leva em
consideração fatores determinantes, como cultura, fator social, econômico, etc. Ao
decorrer da escrita, tais afirmações são amparados pelos estudos de autores
renomados, por este motivo, observa-se que os costumes de vestir são reflexo do
caráter histórico do vestuário, e que a indumentária tem muito a dizer sobre o modo
de vida dos sujeitos. A presente pesquisa justifica-se trabalhar com tal tema, pois
acredita-se na relevância da investigação e compreensão das roupas – aqui, em
especial, o vestido de noiva – como metodologia de pesquisa fundamental para a
evolução do estudo acadêmico da moda, esclarecendo, assim, a forma como as
roupas têm sido negligenciadas na historiografia. O trabalho aqui desenvolvido
discorre sobre a investigação da relação do vestido de noiva com a mulher e com o
rito do casamento, através das fotografias, bem como se propõe a trabalhar o
conceito de moda enquanto fenômeno social, cruzando a sua condição simbólica
com a sua inerente natureza industrial e mercadológica. Optou-se em trabalhar com
o registro fotográfico, pela sua legibilidade ao longo do passar dos anos como
registro histórico, onde a palavra e a imagem constituem os veículos analisados,
ressaltando a sua possibilidade de evocador de memória. Ao longo do trabalho, se
faz primordial discorrer sobre pensamentos de diversos autores para firmar uma
abordagem ampla sobre questões relacionadas à fotografia nas pesquisas de moda
e seus elos com as memórias e sensibilidades, os pensamentos sobre o papel da
moda no campo do saber foram estrategicamente reforçados, e por isso, deu-se um
processo reflexivo sobre as possibilidades das imagens como fontes de estudo para
a história da memória afetiva e da moda. A pesquisa destaca-se pela leitura precisa
e análise das fotografias de casamento, traçando uma biografia das fotografias de
tais eventos, inseridas em álbuns de família, relacionando assim, a imagem e as
narrativas das noivas entrevistadas. O presente trabalho é rico em amplitude e
profundidade, trata-se de uma pesquisa ambiciosa tanto qualitativa, quanto
quantitativa que escolheu trabalhar com um generoso acervo de fotografias e
memórias, descritas através das falas dos entrevistados. A tese aqui apresentada
teve propósitos concisos, como um olhar sistemático e disciplinado do seu objeto
com o máximo de profundidade possível, e total originalidade no tratamento do
tema. Durante toda a leitura do trabalho, é possível observar a maneira como
converge a fotografia e a roupa nesta análise através do processo memorial que
ambas são portadoras.
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