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dc.creatorConceição, Sandro Martinez
dc.date.accessioned2021-05-18T16:55:49Z
dc.date.available2021-05-13
dc.date.available2021-05-18T16:55:49Z
dc.date.issued2020-12-11
dc.identifier.citationCONCEIÇÃO, Sandro Martinez. A investigação em arquitetura a partir da geometria gráfica: um estudo de revisão sistemática e de abordagem didática. Orientadora: Adriane Borda Almeida da Silva. 2020. 145f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7510
dc.description.abstractAnalytical methods, supported by graphic geometry, help to explain the types of formal organizations employed in a design process and/or architectural construction process. Several studies, throughout history, have submitted works and landscapes to this type of method for the construction of knowledge about architectural and urbanistic practice. With didactic interest, in this study, a systematic review of a specific journal in the area of architectural representation is carried out, to observe the incidence of using such methods in the current scientific production. It seeks to comprehend what types of knowledge these methods may be associated with, how they have been referenced on researches and how they are being affected in the face of the advancement of digital technologies of representation. The structured notion of knowledge, from Yves Chevallard's Anthropological Theory of Didactics, is employed to identify the elements that compose the methods used, and what are the types of associated problems, technologies and theories. The results include a reflection on the terminology used to featuring both methods and the recognition of a repertoire of knowledge elements associated with them. Among the architectural problems, it seems notorious those of project authorship elucidation, of stylistic influences, and of the very explanation of compositional rules to activate creative processes. A repertoire of technologies related to photogrammetry and 3D scanning is identified, which gives precision and agility to graphic geometric analysis. A repertoire of technologies related to photogrammetry and 3D scanning is identified, conferring precision and agility to graphic-geometric analysis. Under a didactic approach, this work can contribute to curriculum revision processes, by highlighting, especially, the connections with the different fields of knowledge that graphic geometry, now enhanced with advanced technologies of representation, contributes to the construction of architectural knowledge.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectAnálise de arquiteturapt_BR
dc.subjectGeometria gráficapt_BR
dc.subjectRevisão sistemáticapt_BR
dc.subjectElementos do saberpt_BR
dc.subjectArchitecture analysispt_BR
dc.subjectGraphic geometrypt_BR
dc.subjectSystematic reviewpt_BR
dc.subjectKnowledge elementspt_BR
dc.titleA investigação em arquitetura a partir da geometria gráfica: um estudo de revisão sistemática e de abordagem didáticapt_BR
dc.title.alternativeArchitecture research based on graphic geometry: a systematic review and didactic approach study.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4456920766034787pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3860172079417937pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Pires, Janice de Freitas
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7363699118402872pt_BR
dc.description.resumoMétodos analíticos, apoiados na geometria gráfica, auxiliam a explicitar os tipos de organizações formais empregados junto a um processo projetual e/ou processo construtivo de arquitetura. Diversos estudos, ao longo da história, submeteram obras e paisagens a este tipo de método para a construção de conhecimento sobre a prática arquitetônica e urbanística. Com interesse didático, realiza-se, neste estudo, uma revisão sistemática de um periódico específico da área de representação de arquitetura, para observar a incidência de uso de tais métodos junto à produção científica atual. Busca-se compreender a quais tipos de conhecimentos estes métodos podem estar associados, como eles têm sido referenciados junto às investigações e como estão sendo afetados frente ao avanço das tecnologias digitais de representação. Utiliza-se a noção estruturada de um saber, própria da Teoria Antropológica da Didática de Yves Chevallard, para a identificação dos elementos que compõem os métodos empregados, como são os tipos de problemas, de tecnologias e de teorias associadas. Os resultados incluem a reflexão sobre a terminologia utilizada para caracterização destes métodos e o reconhecimento de um repertório de elementos do saber associados a eles. Dentre os problemas de arquitetura, observam-se os de elucidação de autoria de projeto, de influências estilísticas, e da própria explicitação de regras compositivas para ativar processos criativos. Identifica-se um repertório de tecnologias relativas à fotogrametria e ao escaneamento 3D, o qual confere precisão e agilidade às análises gráficogeométricas. Sob uma abordagem didática, este trabalho pode contribuir para processos de revisão curricular, por destacar, especialmente, as conexões com os diferentes campos de saberes que a geometria gráfica, hoje incrementada com as tecnologias avançadas de representação, aporta para a construção de conhecimento em arquitetura.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Adriane Borda Almeida da


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