dc.creator | Conceição, Sandro Martinez | |
dc.date.accessioned | 2021-05-18T16:55:49Z | |
dc.date.available | 2021-05-13 | |
dc.date.available | 2021-05-18T16:55:49Z | |
dc.date.issued | 2020-12-11 | |
dc.identifier.citation | CONCEIÇÃO, Sandro Martinez. A investigação em arquitetura a partir da geometria gráfica: um estudo de revisão sistemática e de abordagem didática. Orientadora: Adriane Borda Almeida da Silva. 2020. 145f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7510 | |
dc.description.abstract | Analytical methods, supported by graphic geometry, help to explain the types of
formal organizations employed in a design process and/or architectural construction
process. Several studies, throughout history, have submitted works and landscapes
to this type of method for the construction of knowledge about architectural and
urbanistic practice. With didactic interest, in this study, a systematic review of a
specific journal in the area of architectural representation is carried out, to observe
the incidence of using such methods in the current scientific production. It seeks to
comprehend what types of knowledge these methods may be associated with, how
they have been referenced on researches and how they are being affected in the
face of the advancement of digital technologies of representation. The structured
notion of knowledge, from Yves Chevallard's Anthropological Theory of Didactics, is
employed to identify the elements that compose the methods used, and what are the
types of associated problems, technologies and theories. The results include a
reflection on the terminology used to featuring both methods and the recognition of a
repertoire of knowledge elements associated with them. Among the architectural
problems, it seems notorious those of project authorship elucidation, of stylistic
influences, and of the very explanation of compositional rules to activate creative
processes. A repertoire of technologies related to photogrammetry and 3D scanning
is identified, which gives precision and agility to graphic geometric analysis. A
repertoire of technologies related to photogrammetry and 3D scanning is identified,
conferring precision and agility to graphic-geometric analysis. Under a didactic
approach, this work can contribute to curriculum revision processes, by highlighting,
especially, the connections with the different fields of knowledge that graphic
geometry, now enhanced with advanced technologies of representation, contributes
to the construction of architectural knowledge. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Análise de arquitetura | pt_BR |
dc.subject | Geometria gráfica | pt_BR |
dc.subject | Revisão sistemática | pt_BR |
dc.subject | Elementos do saber | pt_BR |
dc.subject | Architecture analysis | pt_BR |
dc.subject | Graphic geometry | pt_BR |
dc.subject | Systematic review | pt_BR |
dc.subject | Knowledge elements | pt_BR |
dc.title | A investigação em arquitetura a partir da geometria gráfica: um estudo de revisão sistemática e de abordagem didática | pt_BR |
dc.title.alternative | Architecture research based on graphic geometry: a systematic review and didactic approach study. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4456920766034787 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3860172079417937 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Pires, Janice de Freitas | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7363699118402872 | pt_BR |
dc.description.resumo | Métodos analíticos, apoiados na geometria gráfica, auxiliam a explicitar os tipos de
organizações formais empregados junto a um processo projetual e/ou processo
construtivo de arquitetura. Diversos estudos, ao longo da história, submeteram obras
e paisagens a este tipo de método para a construção de conhecimento sobre a
prática arquitetônica e urbanística. Com interesse didático, realiza-se, neste estudo,
uma revisão sistemática de um periódico específico da área de representação de
arquitetura, para observar a incidência de uso de tais métodos junto à produção
científica atual. Busca-se compreender a quais tipos de conhecimentos estes
métodos podem estar associados, como eles têm sido referenciados junto às
investigações e como estão sendo afetados frente ao avanço das tecnologias
digitais de representação. Utiliza-se a noção estruturada de um saber, própria da
Teoria Antropológica da Didática de Yves Chevallard, para a identificação dos
elementos que compõem os métodos empregados, como são os tipos de problemas,
de tecnologias e de teorias associadas. Os resultados incluem a reflexão sobre a
terminologia utilizada para caracterização destes métodos e o reconhecimento de
um repertório de elementos do saber associados a eles. Dentre os problemas de
arquitetura, observam-se os de elucidação de autoria de projeto, de influências
estilísticas, e da própria explicitação de regras compositivas para ativar processos
criativos. Identifica-se um repertório de tecnologias relativas à fotogrametria e ao
escaneamento 3D, o qual confere precisão e agilidade às análises gráficogeométricas.
Sob uma abordagem didática, este trabalho pode contribuir para
processos de revisão curricular, por destacar, especialmente, as conexões com os
diferentes campos de saberes que a geometria gráfica, hoje incrementada com as
tecnologias avançadas de representação, aporta para a construção de
conhecimento em arquitetura. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Arquitetura e Urbanismo | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Adriane Borda Almeida da | |